No último sábado, 24 de setembro, estudantes da Escola Municipal Dom Diogo participaram da sétima edição do Campeonato Rotary de Xadrez, na escola Castro Alves, em Alvorada. A Escola Dom Diogo, que fica localizada no Valença, foi representada por 15 alunos que integram o Projeto de Xadrez.
O Campeonato, que teve a organização do Rotary Club Alvorada e Ong Embrião, contou com a participação de 59 enxadristas, nas categorias Sub 8, Sub 10, Sub 12, Sub 14, Sub 16, Sub 18, Deficientes Visuais, Absoluto (acima de 18 anos), veterano (acima de 50 anos) e Feminino. A arbitragem foi de Marconi Bernardes, da Confederação Brasileira de Xadrez.
Conheça a classificação dos alunos do Dom Diogo que se destacaram na competição: Wesley Dias Gomes (1°lugar Sub 18), João Gabriel Rocha de Figueiredo (1° lugar Sub 14), Lucineia Costa Toledo (3° lugar Sub 14 e 2° lugar Destaque Feminino), João Victor de Almeida Theisen (3° lugar Sub 16), Mayaure da Silva Lopes (2° lugar Sub 10), Pedro Antônio Rocha de Figueiredo (3° lugar Sub 10) e Ritiele Alves da Silva (3º lugar Destaque Feminino).
Saiba mais sobre o Projeto de Xadrez da Escola Dom Diogo
O projeto de Xadrez vem sendo desenvolvido há três anos na Escola Dom Diogo, pelo professor de Matemática, Bruno Régio. O objetivo é desenvolver o raciocínio, a concentração e a formulação de estratégia dos estudantes. Régio explica que o projeto - que atende atualmente cerca de 100 alunos - é desenvolvido no turno inverso ao das aulas (juntamente com a Robótica) e, além disso, o jogo está inserido no currículo escolar, durante as aulas de Matemática, com alunos do 7º ao 9º ano, aliados aos tablets. Régio destaca ainda que o Xadrez vem evoluindo na Escola, com a grande aceitação por parte dos alunos, além da participação e destaques em campeonatos. Ele explica ainda que recentemente os alunos receberam a visita de um instrutor de xadrez que ensinou algumas estratégias do jogo. "Agora, estamos organizando um Campeonato na própria Escola, que deve acontecer ainda no mês de outubro, e que terá a participação de alunos de outras instituições de ensino. Já temos seis escolas confirmadas", comemora o professor Bruno.