O dia amanheceu cinzento, mas foi só chegar a tarde para as crianças deixarem o dia colorido. Foi o que aconteceu no centro de Viamão, onde 44 escolas e entidades fizeram a diferença, levando um colorido especial para a avenida Coronel Marcos de Andrade, e homenageando os 275 anos do município. O frio não impediu que pais, amigos e comunidade ficasse até o final do evento, que teve a duração de quatro horas e meia.
As viaturas da Brigada Militar, seguidas pelas viaturas da Patrulha Escolar, abriram o desfile. Depois vieram os motociclistas do Naja Clube, os socorristas da parada 40, os Desbravadores e os Escoteiros. A EMEF Araçá foi a primeira escola a desfilar, levando para a avenida os seus projetos trabalhados e prestando uma homenagem ao município pelo seu aniversário, que será comemorado na próxima quarta-feira.
As escolas de educação infantil Stella Virgínia Konrad, Possidônio da Cunha, Querência e Cisne Branco trouxeram um colorido especial com os pequenos artistas. Os pais também foram protagonistas e desfilaram com os seus filhos. A Cisne Branco, que faz parte do projeto "Escolas Inovadoras", mostrou que cuida do meio ambiente, que a Cuca, personagem do "Sítio do Pica-pau Amarelo", é legal e ainda ofereceu cup-cakes das aulas de culinária ao público.
A secretária de Educação, Marcia Culau, disse que as crianças ficam muito felizes em trazer para a avenida o trabalho desenvolvido na escola. "As escolas hoje estão muito ricas em projetos e isso exalta a qualidade do ensino. Nossa educação busca deixar a sociedade formada e capaz de buscar os seus direitos como cidadão. Todas as 61 escolas da rede terão a oportunidade de mostrar os seus projetos nos quatro desfiles - Centro, Águas Claras, Itapuã e Santa Isabel. Sem dúvida, os desfiles já fazem parte da história e da cultura de Viamão", ressalta Marcia.
O prefeito, Valdir Bonatto, destaca que a educação teve muitos avanços nos últimos quatro anos. "Viamão completará 275 anos de história. Queremos dividir o sonho de uma cidade que prospecta cada vez mais. Aqui vive uma comunidade que quer avançar, quer crescer e ser feliz. Queremos cada vez mais renovar o espírito de superação e amor à pátria", encerra Bonatto.
Mudas de plantas, flores e sementes também foram distribuídas ao longo dos desfile, por escolas engajadas na proteção ao meio ambiente e na cultura de uma alimentação saudável. A inclusão teve destaque e a escola da Apae mostrou os seus talentos. O Instituto Novo Lar destacou seus projetos e parcerias, além de levar o público ao delírio com uma apresentação de dança de rua.
"Muito bonito e organizado. Faço questão de prestigiar meus filhos desfilando", assegura Fernanda Santos, que esperava ansiosa pela performance dos seus filhos que integram a Banda Marcial da EMEF Pedro Vicente. "Enroupei minha filha menor, a Eduarda (2 anos), e a trouxe também para prestigiar seus irmãos Andressa e Pablo."
Cada escola teve seu destaque. A EMEF Presidente Getúlio Vargas, que faz parte do "Escolas Inovadoras", encheu os olhos do público com arte. Releitura de telas, técnicas, esculturas, estilistas e figurinos teatrais impressionaram a plateia. A EMEF Monteiro Lobato foi a última a se apresentar e recebeu muitas palmas. O amor à terra foi seu destaque.
Confira as datas dos próximos desfiles
No próximo sábado, dia 10 de setembro, os Desfiles Cívicos acontecerão em Águas Claras, junto ao Beco do Nerci (passando a parada 86), com início previsto às 9 horas; e em Itapuã, junto à avenida Nossa Senhora dos Navegantes, com início previsto às 14h30. Já na Santa Isabel, o Desfile Cívico será realizado no domingo, dia 11, a partir das 13h30, junto à avenida Liberdade.
Neste ano, os Desfiles Cívicos têm como tema nacional: Os 194 anos da Independência do Brasil e o Centenário de Fundação da Liga de Defesa Nacional. O tema estadual é Um século de civismo, em homenagem ao centenário da Academia de Polícia da Brigada Militar. E, o municipal é Viamão: 275 anos de História.