O 3º Fórum Educação Que Dá Certo, promovido pelo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP) em parceria com a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, reuniu 15 palestras motivadoras para conversar sobre a importância da educação, na Fiergs. Um dia cheio de trocas e ideias inspiradoras, nas férias escolares (27 de julho).
O evento promoveu debates sobre as tendências contemporâneas em educação, trazendo temas como novas práticas pedagógicas, gestão escolar, alfabetização e leitura, uso de tecnologia em sala de aula, e parceria entre escola e comunidade. Escolas com 30 ou mil alunos, desde a Educação Infantil até a universidade, localizadas na zona rural ou no centro da cidade estiveram reunidas nesta quarta-feira para compartilhar experiências, participar de palestras com diversos profissionais e discutir o ensino.
No painel sobre novas práticas pedagógicas, o destaque foi a iniciativa da EMEF Podalírio de Oliveira Fraga, localizada em Itapuã, na zona rural de Viamão. Uma, das duas professoras que lecionam na Escola, contou como duas iniciativas ajudaram a mudar a realidade dos alunos: criar uma horta, que deu lições sobre consumo e sustentabilidade, e formar uma banda de lata. Quando introduzimos a música e essa sensação de tocar em conjunto, percebemos como a vontade dos alunos mudou. Eles acabaram estudando mais porque queriam entrar na banda escolar, conta Maria Teresinha Medeiros, que também é diretora do colégio.
Não é a primeira vez que a pequena escola é destaque nas mídias. Além dos jornais locais, a Podalírio de Oliveira Fraga já foi pauta também no jornal Diário Gaúcho e na TV Educativa.