O prédio do Senac Viamão, localizado na Av. Américo Vespúcio Cabral, no Centro, foi palco de uma simulação de evacuação, incêndio e resgate, na noite de quarta-feira (06). O procedimento chamou a atenção de pedestres e motoristas que circulavam pelas proximidades. A atividade mobilizou cerca de 100 pessoas, entre elas, alunos do curso de Técnico de Segurança do Trabalho, funcionários e usuários da instituição de ensino.
A ação, denominada 1° Exercício Simulado Viamão, teve como objetivo treinar a Brigada de Emergência e a população do prédio do Senac para evacuação diante de situações de ameaças ou emergências que possa colocar esta população em condições de perigo. A atividade envolveu simulação de incêndio, evacuação do prédio e resgate de vítimas.
Os envolvidos na atividade seguiram todos os procedimentos empregados em uma ocorrência real de incêndio e salvamento. Durante a simulação, os alunos também puderam utilizar todo o conhecimento teórico, em uma situação de emergência. Conforme a diretora da escola Senac Viamão, Lídia Fraga, a atividade foi elaborada e desenvolvida com muito sucesso. "Foi algo inédito no Senac e com certeza de muita importância. Não só foi uma oportunidade de nossos alunos colocarem os conhecimentos em prática, como também um momento de trabalharmos a precaução, incentivando a cultura da prevenção", acrescenta.
Para a aluna do Senac Cláudia Silva Machado, a atividade foi de grande valia para a consolidação do conhecimento trabalhado em sala de aula. "Cerca de 30 alunos envolveram-se diretamente com o simulado e puderam observar profissionais experientes e qualificados na prática, em situações de emergência. Com certeza o simulado contribuiu para todos", coloca a aluna.
A ação contou ainda com o apoio e participação da Prefeitura de Viamão, por meio das Secretarias de Saúde, Transporte e Trânsito, e Desenvolvimento Econômico; SOS Trauma; Grave; Corpo de Bombeiro Civil de Itapuã; Defesa Civil; Grupos de resgates BBSV e CVSR-RS; Sul Vertical; e alunos convidados do SENAC Gravataí.