A EMEF São Jorge, localizada no São Jorge, está inserida no projeto Escolas Inovadoras uma parceria entre a Prefeitura de Viamão, através da Secretaria Municipal de Educação, e a Fundação Telefônica e realizou a sua 1ª Mostra de Engenhocas no dia 4 de junho. As produções foram realizadas pelos alunos, a partir da pesquisa e utilizando a tecnologia da robótica para motivar novos conhecimentos. De acordo com a assessora pedagógica Patrícia Santos, conceitos importantes da física, química e matemática foram aplicados e apresentados com propriedade pelos educandos. Todo o material utilizado pelos alunos na produção das engenhocas veio do lixo eletrônico e seco, evitando o descarte indevido no meio ambiente, explica Patrícia.
O professor de História, Márcio Letona, enfatiza que a escolha, a pesquisa e a execução dos projetos foram de iniciativa dos alunos. Os professores, em diferentes áreas de conhecimento, agiram de forma mediadora, proporcionando o protagonismo dos alunos neste processo, explica. O diretor da São Jorge, Cristian Torres, relata que já era prática da escola desenvolver com os alunos a consciência ecológica quanto ao descarte do lixo, tanto seco quanto o eletrônico. O interesse por robótica surgiu a partir de uma visita realizada com os alunos ao Museu Tecnológico da PUCRS, instigando a curiosidade e intensificando o Projeto de Robótica para ampliar as aprendizagens e promover a inovação.
Os alunos Wendell Trindade (9º ano), Luiz Henrique Goularte (5º ano), Matheus dos Anjos Prudêncio (8º ano) e Cristian Ribeiro Mota (9º ano), discorreram sobre a importância de realizar o trabalho com a robótica, transformando o lixo em possíveis protótipos que possam modificar a realidade do desperdício. Cristian conta que o que os motivou foi realizar um trabalho que prevenisse e melhorasse o desperdício e a poluição.
As turmas de 1º ao 5º anos se dedicaram aos jogos cooperativos, com a inserção da robótica nas atividades proporcionadas na interdisciplinaridade. Palcos iluminados para a hora do conto, maquetes demonstrativas sobre os jogos desenvolvidos nas Olimpíadas, jogos de raciocínio lógico e de letramento foram alguns dos exemplos expostos na Mostra.
Na opinião da assessora pedagógica Carmen Rocha, a 1ª Mostra de Engenhocas foi um sucesso, pois os esforços coletivos da equipe diretiva, professores e alunos garantiram aprendizagens significativas e motivadoras na busca de novos conhecimentos. Estão todos de parabéns, conclui a assessora pedagógica Patrícia Barcellos.