Área de Preservação Permanente era ocupada há décadas e agora ganha solução permanente
Um momento histórico para os moradores da Fonte de Águas Claras localizado dentro de uma Área de Preservação Permanente (APP) do Refúgio de Vida Silvestre Banhado dos Pachecos. Os moradores estavam ameaçados de perderem suas residências, devido a uma ação judicial que se arrastava há muitos anos. A Prefeitura Municipal de Viamão desde 2014, vinha trabalhando numa solução para o caso, junto aos moradores e lideranças da região, chegando agora ao desfecho positivo.
Durante a programação da Semana do Meio Ambiente de Viamão, na manhã de quinta-feira, dia 09, o prefeito Valdir Bonatto fez a apresentação das novas moradias para as oito famílias, em área próxima ao local que residiam. A Promotora de Justiça Especializada do Ministério Público de Viamão, Anelise Grehs Stifelman, e a secretária de Meio Ambiente, Liliani Cafruni, também acompanharam a visita às novas residências.
A promotora Anelise agradeceu aos moradores pelo fato de aceitarem a transferência para o novo local. Ela explicou que a ação de realocação das famílias é muito importante, pois é resultado de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado pela Prefeitura de Viamão e o Ministério Público, para reverter impactos da ocupação irregular das residências na região que é a nascente de um afluente do Rio Gravataí.
As novas residências, feitas de madeira, irão garantir conforto às famílias. As casas possuem dois quartos, banheiro, sala de jantar e cozinha integrada. Na cerimônia, o prefeito Valdir Bonatto, ressaltou que dentro de 45 dias todas as famílias já estarão nas suas novas casas e que a Prefeitura vai auxiliar no transporte da mudança. O prazo estipulado é para que a Prefeitura realize a contratação dos últimos serviços, como pintura externa das casas, iluminação pública, além de instalação de água, luz e esgoto, explicou.
A secretária municipal de Meio Ambiente, Liliani Cafruni, destacou os benefícios da recuperação e preservação deste manancial no Vale do Rio Gravataí, que é o grande responsável por abastecer com suas águas uma parcela significativa da população de Viamão e outras cidades da região metropolitana.
Após a apresentação das novas residências, o grupo foi até a região que será desocupada e visitou também a nascente. Na ocasião, o prefeito destacou que após a transferência dos moradores, a Prefeitura vai apresentar um projeto e cronograma para recuperação da área degradada.