Na Marcha dos Prefeitos e no Congresso Nacional, o municipalismo em pauta.
O prefeito de Viamão, Valdir Bonatto, esteve em Brasília nos dias 10 e 11 para participar da entrega do Prêmio Prefeito Empreendedor, etapa nacional, promovido pelo SEBRAE. Também aproveitou a oportunidade para integrar a XIX Marcha dos Prefeitos, organizada pela Confederação Nacional dos Municípios, e para discutir com deputados e prefeitos gaúchos as pautas de discussão com o governo federal, principalmente no que diz respeito à divisão dos recursos que são repassados aos municípios.
PREFEITO EMPREENDEDOR Participaram da solenidade 148 cidades de todo o Brasil, que inscreveram seus projetos de fomento e incentivo ao empreendedorismo. Viamão foi a cidade vencedora no Rio Grande do Sul, na categoria G-100, com o projeto que recuperou o Aterro da cidade, transformando em Controlado e reorganizou o setor de recolhimento e reciclagem por meio de cooperativas. Na cerimônia, o presidente do SEBRAE, Guilherme Afif Domingos destacou e valorizou as cidades ali representadas: O Brasil precisa se livrar desta síndrome de um Estado central. O cidadão vive no município, é ali que está célula-base do desenvolvimento, e são os administradores municipais que sentem na carne os problemas, porque estão muito perto dos problemas e muito longe dos recursos, nesse centralismo absurdo que vivemos no Brasil.
MARCHA DOS PREFEITOS Bonatto também participou da XIX Marcha dos Prefeitos, evento que reúne milhares de prefeitos do Brasil inteiro e, que neste ano, devido à crise financeira pela qual passam os municípios, teve como principal ponto de discussão o desequilíbrio na divisão do bolo tributário, bandeira levantada pela Famurs ainda em 2015. Do evento foi extraída uma carta para o presidente interino, Michel Temer, que fala sobre a aguda crise fiscal que vivem os Municípios, que não foi causada pelos gestores municipais, mas sim pelos efeitos deletérios da queda da macroeconomia, além do subfinanciamento dos mais de 390 programas federais, que ampliam o custeio dos Municípios e a política de desoneração que corroeu a base das transferências constitucionais e, assim, amplificou a crise dos Municípios.
CONGRESSO NACIONAL Mesmo em meio à votação pelo Senado Federal do afastamento da presidente Dilma, foi possível realizar audiências com deputados gaúchos, expondo a atual situação dos municípios e, propondo aos parlamentares a discussão de um novo pacto federativo, que amplie a participação dos municípios na fatia do chamado bolo tributário. Os deputados Nelson Marchezan Jr. (PSDB), Vilson Covatti Filho (PP) e José Stédile (PSB) recepcionaram Bonatto, se colocando à disposição para o debate. Também foi realizada uma reunião entre os prefeitos do Estado com os deputados gaúchos, num dos plenários do Congresso Nacional.
BONATTO AVALIA CENÁRIO Bonatto classificou como positiva a passagem por Brasília: Em nossa gestão reduzimos drasticamente o custo com diárias, mas sempre que necessário nos faremos presente nas importantes discussões nacionais que têm impacto direto na vida dos viamonenses. Mesmo num momento feliz, de reconhecimento pelo Sebrae de um trabalho municipal de importância, destacado entre os mais de 5 mil municípios do Brasil, não perdemos o foco das questões centrais. O momento político do Brasil é de discussão, de mudança, de um novo olhar e, os municípios precisam marcar presença e levantar a ampla discussão da necessidade de descentralização dos recursos. Viamão está presente e com voz ativa, pois é aqui na cidade que os problemas acontecem e aonde os moradores buscam as respostas.