O município de Viamão, através das secretarias municipais de Cultura e de Educação, foi inserido na 14ª Semana Nacional de Museus, que acontece até o dia 22 de maio. A atividade proposta foi realizada nesta quarta-feira (18 de maio), data em que é celebrado o Dia Internacional de Museus, no auditório do Centro de Formação Profissional Walter Graf, com a palestra O Museu e o Cotidiano da Cidade, ministrada pelos historiadores Francisco Bittencourt e Maria Inês Leal.
Participaram da atividade, professores de história e de artes da rede municipal. O historiador Bittencourt falou sobre o projeto Cultura na Escola, que pretende preservar viva a memória do município e da região onde a escola está inserida. É resgatar a nossa identidade, a identidade cultural de uma comunidade, para o próprio benefício, resgatando também o seu sentido de pertencimento. A escola que desejar participar deve enviar um ofício para a Secretaria Municipal de Educação, que providenciará transporte e agendará a visitação junto à Secretaria Municipal de Cultura. A visitação compreende a contação da história do município e um breve tour pelos pontos históricos e turísticos do Centro. Num segundo momento, os historiadores vão até a escola, levam vídeos e orientam alunos e professores a fazerem um trabalho de resgate da história do bairro, com entrevistas às pessoas mais antigas.
O secretário de Cultura, Rui Martins, destacou que a cultura de um povo é sua história. Temos que preservar nossa cultura através de registros, de fotografias e de objetos dos nossos antepassados. A historiadora Maria Inês falou sobre as paisagens, paisagens naturais, paisagens culturais, patrimônio imaterial e patrimônio material, enfatizando a cultura local. Após, os educadores foram conduzidos à Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, ao Museu Municipal e ao prédio administrativo da Escola Estadual Canadá, construído em 1919 e revitalizado recentemente.