Os problemas de alagamento do bairro Augusta estão com os dias contados. O bairro passa por um conjunto de obras de infraestrutura, que inclui a colocação de muros de gabião em alguns trechos do Arroio Feijó - uma espécie de estrutura armada que irá revestir o canal, utilizada para acelerar a drenagem da água. Vão ser colocados gabiões nas margens do Arroio Feijó numa extensão de 950 metros.
Além dos muros de gabião, o bairro está recebendo um conjunto de obras que inclui ainda a pavimentação de 14 ruas, esgotamento cloacal, esgotamento pluvial e construção de três pontes. O conjunto de obras é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Viamão e o Governo Federal e está orçada em R$ 5,9 milhões.
Os trechos que serão pavimentados totalizam 3.280 metros lineares e ficam na Av. Conquista, Av. Costa Gama, Av. Osvaldo Godoy Gomes, Rua Araranguá, Rua Carlos Alberto Mendonça, Rua Francisco Hofmeister, Rua Gioconda, Rua Guarama, Rua Isabel Miridio, Rua Isidoro Meneghini, Rua Luanda, Rua Manoel Gomes Oliveira, Rua Saara.
Além das obras de infraestrutura, está sendo construído o novo conjunto habitacional Viver Augusta, que prevê a implantação de 345 unidades habitacionais, que beneficiarão os moradores da região das Augustas que vivem em moradias com risco de alagamento. O planejamento da Prefeitura é que as obras sejam concluídas até o final no segundo semestre de 2016.