A Secretaria de Educação promoveu, no final da tarde desta quarta-feira, dia 20, na Sede, um encontro com os professores que entraram para a rede municipal em 2016, a fim de dar as boas-vindas e apresentar o Setor Pedagógico. Desde janeiro, foram nomeados 101 professores para assumir a educação infantil, anos iniciais e finais. Numa parceria com a Secretaria de Cultura, os professores puderam ser recepcionados com música ao vivo, interpretada pelo cantor Igor de Oz.
Após, o coaching, Vilmar Braga, docente de pós-graduação da Universidade Peruana de Ciências, radicado há 20 anos em Lima, ministrou uma pequena palestra sobre integração no ambiente de trabalho e fez um exercício prático com os professores, que estavam tímidos, na condição de alunos. Vamos fazer uma dinâmica para quebrar o gelo, propõe. Ser professor é poder transformar, é propor desafios e pensar de forma positiva. Vamos fazer uma dinâmica para conhecer o outro, levando em conta o que agrega valor à sua vida, o que está fazendo aqui e quais os objetivos a curto prazo.
A secretária de Educação, Marcia Culau, deu as boas-vindas aos professores e falou sobre a proposta pedagógica da Secretaria, apresentando a equipe que auxiliará os docentes. Nós temos uma proposta de ensino, mas quem transmite essa proposta aos alunos é o professor. Por isso esta gestão investe muito na formação continuada do professor. E hoje, vocês aceitarem nosso convite, é um privilégio. A diretora-geral, Nazaré Carvalho, ressalta que ao final dos quatro anos de governo, cerca de 50% das escolas municipais terão recebido melhorias nas suas estruturas físicas. Já a diretora pedagógica, Luciane Fraga, colocou o departamento à disposição para auxiliar no que for preciso.
A educadora Cris Santos, que está lecionando para educação infantil na EMEF Luciana de Abreu, fala que está gostando do trabalho. O município tem uma boa proposta. Tinha experiência somente na rede particular e estou adorando trabalhar na rede pública. A professora Cione Dutra, do Jardim II da EMEF Presidente Getúlio Vargas, também está adorando lecionar para a rede do município. É um desafio muito grande por ser minha primeira experiência em sala de aula. Tenho como meta fazer as crianças interagirem no dia a dia. Estou usando o kit de material escolar de forma compartilhada e estimulando a ioga como forma de concentração e autoconhecimento. Isso tem contribuído para o aumento da confiança deles e os deixando mais organizados e propositivos. Cione está trabalhando o controle do tempo, o reaproveitamento de material e a interação com o meio.
Ao final do encontro, as professoras confraternizaram um lanche e trocaram ideias com as assessoras pedagógicas.