A Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou nesta segunda e terça-feira (18 e 19) formação aos coordenadores pedagógicos da Educação Infantil. O tema foi a avaliação através de parecer descritivo. A mensagem de reflexão inicial e entrega de lembrancinhas teve a colaboração das escolas Alberto Pasqualini, Possidônio da Cunha, Stella Virgínia Konrad e Luciana de Abreu. De acordo com a assessoria pedagógica, os professores devem avaliar a criança a partir das oportunidades e experiências que foram oferecidas a ela.
Após, foi proposto um trabalho em grupo para a avaliação de um parecer descritivo, onde os coordenadores tiveram que fazer as anotações e correções necessárias a partir de uma situação fictícia. O parecer deverá ser entregue às famílias a cada final de trimestre, conforme o calendário da escola, acompanhado dos trabalhos dos alunos, que são organizados em portfólio individual.
Em 2016, com a obrigatoriedade do atendimento de crianças de 4 e 5 anos na Educação Infantil, o número de turmas aumentou consideravelmente na rede municipal de ensino. Hoje, das 61 escolas, 55 oferecem turmas de educação infantil, tanto na zona urbana, como na rural.