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Notícias
ABR
18
18 ABR 2016
Núcleo reúne professores das salas de recursos e laboratórios de aprendizagens
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Na manhã do dia 14 de abril, o Núcleo de Políticas Inclusivas (NPI) da Secretaria Municipal de Educação (SME) promoveu um encontro com os professores das Salas de Recursos Multifuncionais e dos Laboratórios de Aprendizagens. De acordo com a coordenadora do NPI, Maria Helena dos Santos, a reunião faz parte do programa de formação continuada de profissionais. “Neste encontro, ouvimos os relatos das profissionais com relação aos alunos atendidos nas Salas de Recursos e Laboratórios de Aprendizagem. É o segundo encontro deste ano letivo”, destaca.

Hoje o município possui 21 Salas de Recursos Multifuncionais (10 salas com atendimento nos dois turnos e 11, em um turno) e 11 Laboratórios de Aprendizagens em escolas das zonas urbana e rural. São, no total, 31 profissionais que dão suporte aos alunos especiais e aos que apresentam baixo rendimento escolar. De acordo com Maria Helena, todos os atendimentos são registrados em um documento evolutivo. “O trabalho de apoio à inclusão, garantido por lei e efetivado pelo trabalho pedagógico nas escolas, garante o acesso e a permanência do aluno, seu aprendizado, a elevação da autoestima, a sua autonomia e a inclusão no mercado de trabalho. Temos alunos de inclusão na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e na EJA. Alguns, superadas suas dificuldades, também estão incluídos no mercado de trabalho.”

 

 

Hora do recreio na EMEF Santa Cecília, crianças compartilham o vaivém trenó, brinquedo que inclui quem necessita de cadeira de rodas.

 

Para que os alunos com deficiência possam compartilhar os ambientes escolares e sentirem-se integrados, a SME também investiu na aquisição de equipamentos e material de trabalho. São mesas adaptadas, materiais didáticos específicos, pracinhas adaptadas para alunos que utilizam cadeira de rodas. “Hoje temos um profissional habilitado em braile e outro em libras na Sala de Recursos Multifuncionais da EMEF Farroupilha, que acompanha estudantes da rede. Esses profissionais acompanham dois estudantes da rede. O transporte escolar rural também é adaptado. No ano passado adquirimos quatro ônibus através do Plano de Ações Articuladas, onde dois atendem à zona urbana e dois à rural. Esses ônibus são específicos para usuários de cadeiras de rodas. Investimos em inclusão de fato. Todas as nossas escolas que estão passando por reforma, estão recebendo também acessibilidade. A inclusão de alunos com deficiência nas escolas da rede municipal de ensino, requer um trabalho em rede com a Secretaria da Saúde, Secretaria de Cidadania e Assistência Social e Apae/Viamão. O trabalho é desenvolvido em conjunto com o professor regente, que também desenvolve atividades conforme as potencialidades e habilidades dos alunos, promovendo o aprendizado”, encerra a secretária de Educação, Marcia Culau.

 

Saiba mais:

  • Sala de Recursos Multifuncionais: atende a alunos com deficiência incluídos na rede regular de ensino, com uso de recursos e metodologias próprias, de acordo com as suas especificidades.

  • Laboratório de Aprendizagem: atende alunos com defasagem idade/ano, que apresentam dificuldades acentuadas de aprendizagem. São utilizadas diversas técnicas e materiais de apoio para a compreensão do aluno.

 

 

 

 

 

 

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