A Prefeitura de Viamão, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa que inicia no dia 25 de abril a Campanha de Vacinação contra a Gripe A H1N1, nas 16 unidades de saúde do município e no Setor Especializado em Imunizações - SEI, localizado no Centro Administrativo da SMS. A imunização é destinada a todas as pessoas que integram os grupos prioritários para vacinação:
- crianças entre 6 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias;
- gestantes em qualquer período gestacional;
- mulheres que tiveram bebê há menos de 45 dias;
- trabalhadores em saúde;
- indígenas;
- pessoas com 60 anos ou mais;
- pessoas com doenças crônicas (mediante a apresentação de prescrição médica);
- e pessoas em situação privada de liberdade.
A meta, de acordo com a secretária de Saúde, Sandra Sperotto, é imunizar, pelo menos, 80% dos integrantes dos grupos prioritários para vacinação, que totalizam 65.449 pessoas que integram os grupos de risco elencados acima. Sábado, 30 de abril, será o Dia D Dia de Vacinação, onde todas as unidades de saúde estarão aplicando a vacina no horário das 8 às 17 horas.
Sandra ressalta que as medidas de prevenção devem ser adotadas pela população. Para evitar a disseminação da doença, medidas simples são necessárias, todas de fácil execução: proteção da boca e do nariz ao tossir e espirrar, cobrindo-os preferencialmente com a dobra interna do cotovelo (antebraço), evitando o uso das mãos; lavar as mãos com frequência, com água e sabão ou utilizando álcool gel, por até 5 vezes, evitar locais com aglomeração de pessoas e manter a casa e o local de trabalho, sempre arejado, com circulação de ar.
São consideradas doenças crônicas pelo Ministério da Saúde: asma em uso de corticoide inalatório ou sistêmico (moderada ou grave), doença pulmonar obstrutiva crônica, fibrose cística, bronquiectasia, doenças intersticiais do pulmão, displasia broncopulmonar, hipertensão arterial pulmonar e crianças com doença pulmonar crônica da prematuridade, doenças hereditárias e doenças neurológicas crônicas, doenças cardíacas crônicas, doenças renais crônicas, doenças hepáticas crônicas, imunossupressões, transplantados, diabéticos tipos I e II (em uso de medicamentos), síndrome de down, obesidade grau III.