O dia 2 de abril ficou estabelecido como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Em Viamão, O Núcleo de Políticas Inclusivas da Secretaria Municipal de Educação (SME) fará uma formação para professores, auxiliares e coordenadores pedagógicos neste sábado, dia 9 de abril, das 8 às 12 horas, no auditório da SME (Calçadão Tapir Rocha, 49, Centro). Simultaneamente, o Instituto Autismo e Vida, realizará um dia de conscientização para a população, das 9 às 12 horas, junto à Praça Júlio de Castilhos, no Centro.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Políticas Inclusivas, Maria Helena dos Santos, na rede há 64 crianças diagnosticas com TEA Transtorno do Espectro Autista em 33 escolas. "Faremos a formação teórica neste sábado e a pedagógica no dia 22. Serão dois grupos de profissionais, um para os anos iniciais e outro para a área", explica Maria Helena. O objetivo da formação "Manejo comportamental e Desenvolvimento de Habilidades Cognitivas" é orientar os profissionais para que eles conheçam mais sobre alunos com TEA.
Já o evento promovido pelo Instituto Autismo e Vida terá produtos para venda a fim de angariar fundos para a ONG, distribuição de folderes explicativos, troca de experiências entre os pais e familiares e às 10h haverá a Hora do Conto, com grupo de voluntários.
O TEA é uma condição geral para um grupo de desordens complexas do desenvolvimento do cérebro, antes, durante ou logo após o nascimento. Esses distúrbios se caracterizam pela dificuldade na comunicação social e comportamentos repetitivos. Embora todas as pessoas com TEA partilhem essas dificuldades, o seu estado irá afetá-las com intensidades diferentes. Assim, essas diferenças podem existir desde o nascimento e serem óbvias para todos; ou podem ser mais sutis e tornarem-se mais visíveis ao longo do desenvolvimento;
O TEA pode ser associado com deficiência intelectual, dificuldades de coordenação motora e de atenção e, às vezes, as pessoas com autismo têm problemas de saúde física, tais como sono e distúrbios gastrointestinais e podem apresentar outras condições como síndrome de deficit de atenção e hiperatividade, dislexia ou dispraxia. Na adolescência podem desenvolver ansiedade e depressão.
Algumas pessoas com TEA podem ter dificuldades de aprendizagem em diversos estágios da vida, desde estudar na escola, até aprender atividades da vida diária, como, por exemplo, tomar banho ou preparar a própria refeição. Algumas poderão levar uma vida relativamente normal, enquanto outras poderão precisar de apoio especializado ao longo de toda a vida;
O autismo é uma condição permanente, a criança nasce com autismo e torna-se um adulto com autismo;
Assim como qualquer ser humano, cada pessoa com autismo é única e todas podem aprender;
As pessoas com TEA podem se destacar em habilidades visuais, música, arte e matemática.