Dengue, febre chikungunya e zika vírus são doenças que podem ficar bem longe das casas dos cidadãos viamonenses, se isso depender das ações dos estudantes da rede municipal de Viamão. No dia 19 (sábado), no encontro com os pais, a EMEF Frederico Dihl (localizada no bairro Pró-Morar, localidade onde possuem 18 casos de dengue confirmados) promoveu uma palesta com agentes comunitários de saúde para orientar quanto a limpeza nos pátios. De acordo com a diretora da escola, Rosaura Veloso, os agentes falaram sobre os cuidados básicos e distribuíram folheto orientativo. Nós enviamos o folheto também, através dos alunos, para os pais que não puderam comparecer na reunião, encerra a diretora.
Na EMEF José de Oliveira Ramos, localizada em Águas Claras (zona rural), os protagonistas da ação foram os próprios alunos do 3º, 4º e 5º anos. Eles promoveram o Pedágio da Consciência Ecológica e abordaram os veículos, até mesmo ônibus de linha, para falar sobre o descarte correto do lixo e as doenças provenientes do descarte incorreto, como a dengue. Já os estudantes mirins, do Jardim I e II, 1º e 2º anos, realizaram um mutirão dentro da escola e no seu entorno, juntando lixo, para acabar com os possíveis focos da dengue.
Já os alunos da turma 62 da EMEF Guerreiro Lima, localizada no Loteamento Belo Horizonte, promoveram uma mostra de trabalhos para conscientizar as demais turmas da escola. Maquetes, cartazes e protótipos fizeram parte da exposição.
Ação:
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está atuando intensivamente no Pró-Morar, região onde há focos e maior incidência de casos de dengue. Das 21 pessoas diagnosticadas com Dengue, 18 residem no Loteamento. Os agentes de combate às endemias estão visitando as residências e promovendo mutirões de limpeza e solicitando aplicações de inseticida onde são encontrados focos do mosquito aedes aegypti.
Mostra de Trabalhos turma 62 da EMEF Guerreiro Lima
Palestra na EMEF Frederico Dihl, no Pró-Morar
Pedágio Ecológico, por alunos da EMEF José de Oliveira Ramos
Pontos com acúmulo de lixo no Pró-Morar
Agentes de Combate às Endemias fazem mutirão de limpeza no Pró-Morar