Para comemorar o Dia Mundial da Água, celebrado na terça-feira, 22 de março, ações de conscientização ocorreram no município. O objetivo foi estimular a reflexão sobre o uso racional da água, trabalhar questões ambientais e de preservação dos recursos naturais.
A atividade aconteceu no Calçadão Tapir Rocha e o tema escolhido para campanha foi Água, um bem natural precioso. O evento foi uma realização do Lions Clube Viamão, Lions Clube Viamão Santa Isabel e Lions Clube Viamão Nossa Senhora Aparecida, com o apoio da Prefeitura de Viamão.
Na abertura do evento, o presidente do Lions Clube Viamão, José Ademar Weissheimer, agradeceu pelo envolvimento de vários segmentos representativos de Viamão, que se uniram no trabalho de conscientização sobre o uso correto da água.
O prefeito Valdir Bonatto também esteve presente no evento e agradeceu ao Lions Clube pela iniciativa. O prefeito falou também sobre a importância da data. O Dia Internacional da Água é de grande simbologia para refletirmos sobre uso consciente da água e a preservação desse bem tão precioso e essencial à vida das pessoas.
O evento contou com distribuição de material educativo com informações sobre a necessidade de preservar as fontes de água e com dicas para evitar o desperdício. Além disso, ocorreu distribuição de mudas de árvores, e os alunos do Colégio Adventista de Viamão distribuíram copinhos de água para os pedestres.
As ações de conscientização no município contaram com a participação do Rotary Clube Viamão; Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Viamão (Acivi); Câmara de Dirigentes Lojistas de Viamão (CDL), Sindicato dos Lojistas da Cidade de Viamão (Sindilojas), Sistema Fecomércio e Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção de Viamão (OAB). O evento contou ainda com o patrocínio da Ótica Real e Posto do Guido.
Seminário "Água e Meio Ambiente"
No turno da noite, no Clube dos Casados, ocorreu um seminário que abordou o tema Água e Meio Ambiente, que contou com a participação do prefeito em exercício, André Pacheco. André apresentou os detalhes do novo contrato de concessão para o fornecimento de água e serviços de saneamento, assinado em 2015. O novo contrato possui metas claras e definidas, que serão realizadas a curto, médio e longo prazos. Um dos pontos destacados por André foi que, num prazo de até 50 meses, a Corsan terá que construir, licenciar e operar uma Estação de Tratamento de Água dentro do território de Viamão. Com isso, o sistema de abastecimento terá maior garantia, evitando o desabastecimento tanto pelo racionamento da água, quanto pela chuvas. O prefeito ressaltou também que outra meta estabelecida pelo novo contrato é que num prazo de até 40 anos, Viamão terá 100% do seu esgoto tratado atualmente, a cidade possui apenas 1% de esgoto tratado.