A Prefeitura de Viamão e a Secretaria Municipal de Educação iniciaram, na última sexta-feira (26), a entrega de uniformes escolares, kits de brinquedos para a educação infantil e reposição de material escolar. A primeira entrega aconteceu na EMEF Monte Alegre Caic, onde também foram entregues oficialmente as obras de reforma e revitalização do ginásio. A escola recebeu ainda uma brinquedoteca para os alunos da educação infantil.
A diretora da escola Monte Alegre, Odete Centeno, destaca que é um momento muito especial. Batalhamos muito pela reforma do ginásio. Os uniformes serão entregues gradativamente, com termo de recebimento que deverá ser assinado pelos pais ou responsável. O vice-prefeito, André Pacheco, solicitou a colaboração de todos na luta contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, do zika vírus e da febre chikungunya. Não podemos deixar o mosquito se criar. Devemos ficar atentos com os entulhos para não haver acúmulo de água, explica.
O prefeito, Valdir Bonatto, ressaltou que na gestão de Pedro Antônio, quando foi secretário de Educação, foi a primeira vez que o município forneceu uniformes para a rede municipal. Esse era um dos meus compromissos quando assumi o governo. Estou muito feliz em começar a entrega dos quase 30 mil kits de uniformes na escola que abrigou a distribuição na época em que fui secretário. Essa escola faz parte da minha vida. São quase mil alunos que agora estarão identificados, expressa.
Cada kit de uniforme é composto por seis peças de roupas: um agasalho, uma calça, três camisetas e uma bermuda (se for menino) ou uma corsário (se for menina). A secretária de Educação, Marcia Culau, fala que a reforma e a revitalização do ginásio trarão mais segurança para os alunos praticarem os esportes. Investimos também em brinquedos para que os novos alunos da educação infantil desenvolvam todas as suas habilidades brincando, se socializando e interagindo com outras crianças.
Valneri Antunes
A entrega dos uniformes na EMEF Vereador Valneri Antunes, ocorreu no sábado (27), pela manhã, com a presença dos pais ou responsáveis. Sandra Nunes Brasil Paris, mãe de Cassiane, 10 anos (5º ano), queria que a escola tivesse uniforme. Além de ser mais prático, identifica e padroniza as crianças, deixando todos iguais. A mãe de Diogo Safadi Monteiro, 8 anos (4º ano), Natália da Silva Safadi, também apoia o uso de uniforme por padronizar os estudantes. Já Isabel Soares de Oliveira, mãe das estudantes Sofia Oliveira da Rosa, 9 anos (4º ano), e Melissa Soares de Oliveira, 7 anos (2º ano), achava que era indiferente, mas agora considera positivo. É mais fácil para identificar os estudantes da rede na comunidade.
Em clima festivo, a diretora da escola Valneri Antunes, Nádia Oliveira, apresentou o vídeo da gincana dos uniformes feito pelos alunos. Depois, os estudantes realizaram a apresentação de duas músicas Sonhar nunca desistir e Valeu amigo. Nádia destaca que trabalha na escola há 27 anos e está muito orgulhosa de estar na direção. Só tenho a agradecer a parceria da Secretaria de Educação, dos professores e dos pais. Obrigada pela confiança.
A secretária de Educação destacou que a escola passa agora a atender também a 70 alunos na educação infantil. Até o ano passado era só uma turma, com 24 alunos. Agora serão três turmas com crianças de quatro e cinco anos. O prefeito lembra a mensagem das músicas apresentadas pelas crianças, que destacam que é preciso sonhar, ter esperança e lutar para vencer. Hoje é um dia muito especial, pois estamos fazendo a entrega efetiva dos uniformes que serão de uso obrigatório, igualando todos os estudantes. A escola deve receber os alunos de forma igualitária, mas na sala de aula as diferenças devem ser respeitadas. Hoje estamos concretizando um sonho. É necessário sonhar e é possível vencer, finaliza.
Ricardo Faicker Nunes
Na EMEF Ricardo Faicker Nunes, a diretora Lucia Luccas Teixeira, montou um cenário agradável na quadra coberta da escola para receber os pais e os alunos. Lucia, que assumiu a direção no mês de fevereiro, apresentou à comunidade a equipe pedagógica e os professores. De acordo com ela, hoje a escola possui 560 alunos matriculados, desde a educação infantil, passando pelo ensino fundamental, até a EJA.
A secretária de Educação relembra que a escola foi reestruturada em 2014 para sanar as maiores dificuldades. Agora temos outro desafio a ser feito, que é trazer os pais para dentro do ambiente escolar para ver o trabalho que está sendo desenvolvido pelos seus filhos, ressalta Marcia. O prefeito fala que a razão da escola são os alunos. Estamos reformando e equipando as escolas com materiais de uso pedagógico. Investimos na compra de tablets e laboratórios móveis. Investimos na segurança, com a instalação de câmeras em todas as escolas da rede, videomonitoramento e alarmes. Agora, estamos entregando os uniformes, que também traz mais sensação de segurança para os pais, pois identifica quem são os alunos dentro da escola e identifica à comunidade os estudantes da rede municipal que circulam pela região, acrescenta.
Bonatto fala que as melhorias na região vão além dos investimentos escolares. Hoje também estamos entregamos a pavimentação de três ruas aqui do entorno, que vai melhorar o tráfego de veículos através de um anel viário, interligando regiões e desafogando o trânsito no Caminho do Meio e na ESR 040, finaliza o prefeito.
A entrega dos uniformes nas escolas segue neste semana. Nesta terça-feira, 1º de março, serão entregues os uniformes aos estudantes das escolas Santa Isabel e Evaldo Maia dos Santos.