11 JAN 2016
Prefeito dá posse aos novos conselheiros tutelares 2016-2019

Neste domingo (10), o prefeito, Valdir Bonatto, deu posse aos 15 conselheiros tutelares eleitos em outubro do ano passado. São cinco conselheiros eleitos por Conselho – Sede, 4º e 8º e Rural. O ato iniciou no Conselho Sede, com a participação de todos os conselheiros eleitos. Depois, os conselheiros foram diplomados e receberam crachás em seus próprios Conselhos.

O Conselho Tutelar de Viamão está ligado à estrutura da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SMCAS). A secretária de Cidadania e Assistência Social, Belamar Pinheiro, entregou a cada conselheiro um protocolo de atendimentos da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SMCAS) e disse que o trabalho que desenvolverão na comunidade deverá ser feito lado a lado com o poder público. “É um trabalho árduo e de grande importância, pois convive diariamente com situações de vulnerabilidade social. Tenham certeza que a secretaria de Cidadania e Assistência Social estará sempre disposta a colaborar”.

Além da SMCAS, as demandas do Conselho Tutelar também ligadas às secretarias de Saúde e Educação, que integram as Políticas Públicas Integradas. “É necessário que exista uma rede e que ela atue de forma conjunta para atender casos de violação dos direitos das crianças e de adolescentes”, destaca o vice-prefeito, André Pacheco, que também parabeniza os conselheiros eleitos.

Bonatto ressalta que os conselheiros têm a missão de melhorar a vida das pessoas, intervindo nas famílias menos protegidas e agraciadas economicamente. “Só iremos melhorar as suas vidas se fizermos a diferença e ajudar a quem precisa de ajuda. É esse o papel social e político enquanto ser humano. A partir deste momento vocês são agentes sociais e tem o papel de contribuir para amenizar as dificuldades da comunidade”, destaca.
Em cada um dos três Conselhos, o prefeito deu posse aos conselheiros e entregou diploma e crachá de identificação. No Conselho Rural, localizado junto ao Car Águas Claras, além da posse, o prefeito também fez a entrega do prédio e de um telefone celular. A presidente do Conselho da Criança e do Adolescente, Dilva da Silva, já convocou os eleitos para a primeira reunião, dia 13 de janeiro, quarta-feira, no Pronto Atendimento Social 24 horas.
Saiba mais
  • O Conselho Tutelar zela pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente e é composto por membros eleitos pela comunidade.

• A partir de 2016, Viamão passa a contar com 15 conselheiros, divididos em 03 (três) conselhos – houve o aumento de uma unidade e o número de conselheiros passou de 10 para 15.

• Os Conselhos Tutelares em Viamão estão organizados da seguinte maneira: 1ª Região (4º e 8º distritos); 2ª Região (distrito Sede/Centro) e 3ª Região (área rural).

• Foram eleitos cinco conselheiros para cada região.

• Conselheiros Tutelares Sede: Nara França; Renato da Silva; Marcia Camargo; Francisco de Assis Mariano; e, Laura Cardoso.

• Conselheiros Tutelares 4º e 8º Distritos: Marisa Gouveia; Dalise Pimentel; Vera Lucia Aruda;Gabriel Cavalcante; e, Rodrigo Costa.

• Conselheiros Tutelares Rural: Cristiane Silva; Karla Leal; Luciane Engel; Nilton Luis Trindade; e, Joana Denise dos Reis.

Confira os endereços e telefones dos Conselhos Tutelares de Viamão

• Conselho Tutelar Sede: Av. Senador Salgado Filho, 9214 – parada 55 - Fone: (51) 3485-2078 e (51) 9913-5734.

• Conselho Tutelar 4º e 8º: Senador Salgado Filho, 4127, Viamópolis - Fone: 3444-1603 e (51) 9915-8030.

• Conselho Tutelar Rural: RS 040, nº 18919, Km 27, parada 82 (antiga escola Apolinário) - Fone: (51) 8585-2669.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024