08 JAN 2016
Viamão inicia ampla ação de combate ao mosquito Aedes Aegypti
Neste sábado (09), mais de 45 máquinas farão a limpeza de focos de lixo.
Neste final de semana, Viamão dará a largada para uma ampla campanha de enfrentamento ao mosquito Aedes Aegypti. A primeira ação inicia às 8 da manhã deste sábado (09/01), com um mutirão de limpeza para coletar lixo descartado irregularmente em 170 pontos previamente mapeados pelos agentes de endemias e de saúde, ou através de denúncias da população. A ação é para enfrentar o mosquito que se instala e se reproduz em ambientes com acúmulo de lixo. A concentração das 15 equipes que estarão envolvidas no processo de limpeza, bem como das 15 retroescavadeiras e 30 caminhões, será junto à UPA 24 horas (ERS 040, parada 36).
Com a presença do secretário-adjunto da Secretaria Estadual de Saúde, Francisco Paz, o prefeito, Valdir Bonatto, assinará o decreto que institui o Gabinete Gerencial de Crise para enfrentamento e combate ao mosquito transmissor da dengue, febre amarela, chikungunya e zica. Nos locais onde serão retirados os lixos, serão afixadas placas proibitivas de acúmulo de lixos e plantadas árvores, revitalizando a área.
O maquinário será disponibilizado por empresas existentes no município, engajadas na campanha. No sábado a ação será realizada na zona urbana e, no domingo, na zona rural. “Estamos mobilizando a população e compondo o decreto para que voluntários comunitários passem a fazer parte desta ação. O Poder Público irá limpar, e contamos com a comunidade para manter o local limpo, fiscalizando e denunciando quem está fazendo o descarte irregular para que possamos autuar e multar o mau cidadão”, explica Bonatto.
A secretária de Saúde, Sandra Sperotto, ressalta que a ação é para evitar o risco de multiplicação decorrente das condições climáticas no período de verão. “Não podemos deixar que haja casos de doenças decorrentes do mosquito Aedes Aegypti em nosso município por acúmulos de lixo. Nossos agentes de saúde, devidamente identificados, estão realizando visitas a terrenos baldios e a casas abandonadas identificando os locais com descarte de lixo irregular.”

Saiba mais:

– A Lei Municipal Nº 4.385/2015 de Limpeza Urbana será aplicada em todo o território do município de Viamão, destacando-se as multas para quem realiza destino incorreto de lixo e descarte de restos de obras, móveis, etc.

– As denúncias serão acolhidas pelo serviço público de ouvidoria “Fala Cidadão”, telefone 156. Para denunciar é preciso registrar com fotos ou filmagem o momento em que a pessoa está fazendo o descarte incorreto do lixo, bem como o número da placa do veículo ou outros registros, enviando para falacidadao@viamao.rs.gov.br

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024