Após a intervenção da Prefeitura de Viamão, uma área que antes era alvo de descarte irregular de resíduos deu lugar a um novo ambiente de convívio. A ação foi realizada em parceria com as secretarias municipais do Meio Ambiente (SMMA) e da Saúde (SMS), com apoio dos alunos da Escola Municipal São Tomé e dos agentes de endemias. A atividade aconteceu na última quarta-feira, dia 16, e consistiu na limpeza do terreno e no plantio de mudas de árvores (camboatá vermelho, grandiúva, chal-chal e goiaba serrana). Ao todo, oito caçambas de lixos e entulhos foram recolhidas do local.
Durante a ação, o educador ambiental da SMMA, Paulo Branchi, e a bióloga Bruna Schroeder, levaram orientações aos alunos sobre sustentabilidade, preservação do meio ambiente, descarte correto de lixo e a necessidade de cooperação de todos para que os pontos de descarte irregular sejam desfeitos. Os alunos se comprometeram a cuidar do local e preservar as novas mudas.
A diretora da Escola São Tomé, Denise Garcia Camargo, explica que a instituição de ensino aceitou o desafio de ser um agente transformador, que conscientiza, promove cidadania, valoriza o espírito comunitário e busca a mudança que almeja. Nossos pequenos irão monitorar o local para que ele seja, além de um lugar limpo e frutífero, um espaço pertencente à comunidade, que possa ser aproveitado por cada morador de uma forma muito mais consciente.
Conforme o coordenador do Programa de Combate à Endemias, Luiz Augusto Carvalho, o objetivo foi também eliminar possíveis criadouros do mosquito da dengue. "Áreas de descarte irregular podem causar muitos transtornos à população, ocasionando doenças, além de deixar feia a aparência do bairro. Esperamos que os moradores possam contribuir e manter o lugar limpo e agradável para todos", finaliza.