No terceiro dia de programação da 18ª Semana da Consciência Negra, a promotora em saúde da população negra em Porto Alegre, Sadine Raquel Correa, apresentou a origem e o significado do turbante, numa oficina realizada no auditório da Secretaria Municipal de Educação, na manhã de quarta-feira, 18. A africana, de Cabo Verde, ministrou brevemente a palestra Meu turbante, minha coroa. Sadine fala que o turbante pode medir entre 2 e 45 metros de comprimento e pode ser usado tanto por homens ou mulheres, em diferentes culturas, como na Índia, Paquistão, Oriente Médio, África, Ásia, Jamaica, entre outros.
A forma de amarrar o turbante tem uma representação especial e pode indicar posição social, a origem e até mesmo o seu estado de espírito. Mas para a mulher africana usar turbante significa ser uma mulher de atitude, de valorização da cultura, expressa Sadine. Ela ressalta que o turbante não pode ser usado como um acessório de moda e quem o usa o faz porque valoriza a cultura.
Após conscientizar o público, a promotora da saúde mostrou na prática as diferentes formas de usar um turbante. Aconselha as iniciantes a começar com o turbante no estilo faixa e em tecidos com elasticidade, como o viscolycra ou a malha.
Confira a programação até sábado:
Quinta-feira dia 19/11
- Boteco do Samba (apresentação musical samba de raiz), no Calçadão Tapir Rocha, a partir das 10h.
- Palestra do Projeto: Namoradeiras na Janela: mulheres que cuidam e se cuidam sobre saúde da população negra; oficina de turbantes; apresentação de vídeos da saúde; roda de conversa; apresentação de trabalho de conclusão (vídeo): Anemia Falciforme. Local: auditório do Centro Profissional Walter Graf (Rua Mal. Deodoro, 220 - Centro, Viamão), a partir das 14h.
Sexta-feira dia 20/11
- Boteco do Samba (apresentação musical samba de raiz), no Calçadão Tapir Rocha, a partir das 10h.
- Unidade de Saúde no Calçadão Tapir Rocha, a partir das 10h, com serviço odontológico e atendimento específico para a população quilombola.
- Sessão Solene: palestra Zumbi dos Palmares, com o ativista do movimento Negro 'Pernambuco', na Câmara Municipal de Vereadores, a partir das 14h.
- Participação da Marcha Zumbi do Palmares, em Porto Alegre, às 16h.
Sábado dia 21/11
- Encerramento da Semana da Consciência Negra, na Praça da Santa Isabel, a partir das 14h, com Oficina e Roda de Capoeira, Bancas de produtos Afro; Atrações musicais e culturais: Tambor Falante e Brazil Estrangeiro.