Dentro da programação da 18ª edição da Semana da Consciência Negra, na terça-feira, dia 17, a Prefeitura promoveu uma oficina de bonecas Abayomi. A oficina ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Educação e foi ministrada pela presidente da Associação Quilombola Peixoto dos Botinhas, Edegi Maria Gomes.
Edegi explicou que o processo de produção das bonecas Abayomi era comum às mulheres negras trazidas como escravas na época da colonização do Brasil. Ela explica ainda que faz as bonecas desde criança e conta que aprendeu de sua mãe, que aprendeu de sua avó, que aprendeu de sua bisavó, que veio da África.
As bonecas são confeccionadas a partir de sobras de tecidos reaproveitados e feitos com nós, sem uso de cola ou costura. A palavra abayomi significa aquele que traz felicidade ou alegria. Conta-se que os negros confeccionavam abayomis como amuleto de proteção.
A Semana da Consciência Negra é uma realização da Prefeitura de Viamão, através da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social/Departamento de Cidadania e Direitos Humanos, com a colaboração das Políticas Públicas Integradas (secretarias de Saúde, Educação, Cultura e Esporte e Lazer). A programação da Semana segue até sábado, dia 21.