Na terça-feira, dia 17, a Prefeitura de Viamão, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), promoveu uma palestra sobre a Cultura Gastronômica Africana, da história aos dias atuais. A palestra fez parte da programação da Semana da Consciência Negra e foi ministrada pela nutricionista da Emater, Regina Miranda.
Durante a palestra, Regina explicou que o povo africano teve importante influência sobre a culinária brasileira. A comida reservada para os escravos era pouca. Eles se alimentavam dos restos que sobravam dos senhores. Mas, usavam a criatividade, um exemplo disso é a feijoada. Pés, orelhas, rabos e outras partes do porco, misturadas ao feijão preto, deram origem à nossa tradicional feijoada. Ela ressaltou ainda que a culinária africana está presente no mocotó, no acarajé, no arroz com feijão, nos temperos, no uso da pimenta, além na diversidade de alimentos e na forma de preparo.
A nutricionista também apresentou dados sobre a insegurança alimentar no mundo. Regina explicou que os negros, as mulheres e as crianças representam a fatia da população que mais passa fome no mundo. Sendo que esses dados são ainda piores no meio rural.
A atividade ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Educação e contou com profissionais das secretarias municipais de Cidadania e Assistência Social e de Educação e, da Emater; membros dos Quilombos Peixoto dos Botinhas, Gomes e Silva e Anastácia e, do Conselho Viamonense de Segurança Alimentar e Nutricional (Convisan); além da comunidade em geral.