A partir desta sexta-feira, dia 13, a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SMCAS) realizará a revisão do Cadastro Único nas comunidades indígenas e quilombolas. As ações acontecerão nas Aldeias Indígenas de Itapuã, do Cantagalo e da Estiva; e nas Comunidades Tradicionais Quilombolas Gomes e Silva e Peixoto dos Botinhas. O trabalho será desenvolvido nas próprias comunidades, por funcionários do setor de Cadastro Único e do Centros de Referência de Assistência Social (CRAS Rural).
O objetivo é atualizar as informações das famílias beneficiadas pelos programas sociais do Governo Federal - no qual inclui o programa Bolsa Família. Conforme a secretária da SMCAS, Belamar Pinheiro, o objetivo é atualizar o cadastro, e fazer a busca ativa de famílias que ainda não estejam inscritas no Cadastro Único. A visita nas comunidades, é também uma oportunidade de orientar as famílias sobre os programas sociais, e as condicionalidades destes programas, explica.
De acordo com a Secretária Belamar, os mutirões visam também descentralizar os trabalhos do CRAS, a fim de levar os serviços do centro para as comunidades mais afastadas da sede. "Por essas comunidades ficarem afastadas da zona urbana, algumas famílias não procuram os serviços da Assistência Social, muitas vezes também, por desconhecerem seus direitos", finaliza.
Confira o calendário das ações:
13 de novembro - Aldeia Itapuã, a partir das 9h.
20 de novembro - Aldeia Estiva, a partir das 9h.
21 de novembro - Quilombo Cantão das Lombas, a partir das 9h.
27 de novembro - Aldeia Cantagalo, a partir das 9h.
28 de novembro - Quilombo Peixoto dos Botinhas, a partir das 9h.