Na terça-feira (03/11), no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS Centro/Tarumã), teve inicio uma capacitação para profissionais de nível superior que atuam na provisão dos Serviços Socioassistenciais no município de Viamão. A previsão é de que cerca de 70 trabalhadores da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SMCAS) participem desta capacitação. As aulas acontecem até o dia 1º de dezembro ao todo, serão cinco encontros, totalizando 20 horas.
A qualificação faz parte do Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social (CapacitaSUAS) e, objetiva desenvolver, com os trabalhadores, as competências e atitudes essenciais para o trabalho de acompanhamento às famílias que são atendidas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), nos Serviços de Acolhimento Institucional e nos Serviços Volantes.
Para a secretária da SMCAS, Belamar Pinheiro, a capacitação resultará no aprimoramento das atividades dos profissionais e mais qualidade no atendimento para a população. A qualificação profissional é muito importante para o desenvolvimento e crescimento de cada profissional, que vai refletir no atendimento de nossos usuários do Serviço Social, ressalta Belamar.
O curso 'Introdução ao Provimento dos Serviços e Benefícios Socioassistenciais do SUAS e Implementação de ações do Plano Brasil sem Miséria' é ministrado pela assistente social, Marluci Velasques Possebom.