A EMEF Jardim Viamar firmou parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção Viamão nesse ano para a implementação do Projeto Formação do Cidadão no Ambiente Escolar. Ao longo do ano, a OAB realizou palestras para os alunos sobre posse responsável, abandono e maus tratos aos animais, através da Comissão Permanente de Defesa e Proteção aos animais. Após, a Ordem promoveu o 1º Concurso de Redação, valendo bicicletas para os melhores textos.
De acordo com a diretora da escola, Luciane Canél, na região há muitos cães abandonados, vítimas de maus-tratos. Começamos a desenvolver este projeto e pedimos ajuda da OAB, por conhecer o trabalho desenvolvido pela Comissão de defesa dos animais. A advogada Naimara Scarpetti fez um trabalho de conscientização junto aos alunos e à comunidade. Inclusive levamos o tema para a avenida no Desfile Cívico do Centro, com a participação do nosso mascote, o Paciência, que adotamos neste ano. O Paciência foi castrado, desverminado, vacinado, recebeu uma casinha e o amor de todas as crianças da escola. Todos os professores são responsáveis por ele e os alunos ajudam a cuidar, colocando água no seu potinho, complementa Luciane.
A diretora conta que o tema também é abordado em todas as disciplinas e surgiu a ideia de fazer um concurso de redação para verificar o entendimento dos alunos. A OAB abraçou a ideia e se comprometeu com a premiação, oferendo bicicletas para as três melhores redações, encerra Luciane. A solenidade de entrega aconteceu na manhã desta quinta-feira, dia 5, e contou com a presença do presidente da OAB, Nilson Pinto, e da diretora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Luciane Fraga.
Na opinião da OAB, a melhor redação foi de Yasmin Laura da Costa, 15 anos, do 9º ano. A segunda melhor redação foi de Natacha Araújo, 17 anos, também do 9º ano. Já a terceira melhor redação foi a de Luiz Fernando da Anunciação, 14 anos, do 6º ano. Todos eles receberam como prêmio uma bicicleta. A escola recebeu 10 casinhas para serem colocadas para os cães que vivem nas ruas do bairro. Os cães também serão identificados e castrados.
A diretora Pedagógica considerou válida a proposta da escola por desenvolver a criatividade, a leitura e a escrita. Nós, da Secretaria Municipal de Educação, ficamos sensibilizados com o trabalho de conscientização e proteção aos animais, que está sendo desenvolvido junto aos alunos. Parabéns para toda equipe diretiva da Jardim Viamar, destaca Luciane Fraga.