A Secretaria Municipal de Educação (SME) trouxe o tema avaliação para ser abordado na reunião de Formação Pedagógica, destinada aos coordenadores das escolas de ensino fundamental. O encontro foi realizado na manhã e tarde desta terça-feira, dia 3 de novembro, no auditório da SME, e após a coleta de dados solicitada aos coordenadores foi realizado uma amostragem, (através de gráfico comparativo), das avaliações do 1º e 2º trimestres de algumas escolas, ressaltando a importância do trabalho dos Coordenadores no acompanhamento do processo ensino/aprendizagem.
A equipe pedagógica apresentou a fundamentação legal que garante a recuperação do aluno ao longo do ano letivo e realizou uma reflexão do texto de Lilian Lima Pereira Reprovação Escolar: uma questão muitas facetas, onde aborda a progressão da aprendizagem enquanto um direito do aluno, devendo se esgotar todos os meios que favoreçam o desenvolvimento de suas potencialidades, sendo o professor a peça fundamental que oportunizará as condições para isso. O Núcleo de Políticas Inclusivas fez uma explanação (baseado no amparo legal) sobre os diversos recursos disponíveis para avaliar um aluno com necessidades especiais e apontou algumas estratégias para a visualização do crescimento deste, respeitando seu ritmo próprio.
Após, houve uma troca de experiências ressaltando os instrumentos utilizados para o acompanhamento pedagógico de cada escola. As coordenadoras foram dividas em grupos para a realização da atividade. Durante as conversas, houve muita interação e aflorou muitas ideias para serem adaptadas dentro da realidade de cada escola. Podemos observar o comprometimento dos coordenadores na organização de suas pastas, portfólios, livro da vida, etc, sendo evidenciado sua dedicação com a função atual desempenhada, destaca a diretora Pedagógica, Luciane Fraga.
Luciane solicitou que a discussão sobre as formas de avaliação e estratégias de recuperação do aluno sejam levadas para serem discutidas na próxima reunião pedagógica, enfatizando que neste momento de final de ano é crucial o olhar de cada educador para com seu aluno, levando em consideração toda a sua caminhada durante o ano letivo. A diretora pedagógica enfatizou que cada ser é único e temos que ter a inquietude de questionarmos continuamente que papel a escola e o professor desempenham na vida de cada indivíduo. Só assim conseguiremos nos apropriar de nossa tarefa de educar e vivenciá-la dentro de sua plenitude onde daremos sentido e significado ao nosso trabalho. Como diz Rubem Alves 'Sem a educação das sensibilidades, todas as habilidades ficam tolas e sem sentido', encerrou Luciane.