Cerca de 80 profissionais que integram a rede de saúde do município participaram da oficina Rede de Atenção à Saúde no SUS. Além de articular e integrar a Rede de Atendimento, a oficina teve a finalidade de propor uma reflexão sobre o atual sistema de saúde, construir propostas de mudanças e de reorganização do processo de trabalho, capazes de atender as necessidades da população e melhorar os resultados.
Para a secretária da SMS, Sandra Sperotto, a capacitação objetiva qualificar o serviço no atendimento aos usuários. É importante que a gente possa pensar juntos a melhor forma de fazer a atenção à saúde da população. Essa oficina oportuniza a ampliação da discussão sobre o papel de cada ponto de atenção na organização do Sistema de Saúde do município de Viamão.
O prefeito Valdir Bonatto esteve presente na abertura e salientou que a articulação entre os diferentes profissionais é fundamental. Além de uma maior resolutividade e um resultado qualificado para a população, a integração entre os diferentes setores permite a otimização do tempo e a diminuição das despesas, destacou.
Melissa de Lima, que é Coordenadora das Equipes Complementares de Saúde Mental, entende que a oficina de rede vai qualificar o atendimento ao usuário. A oficina nos permite entender qual o papel que o colega exerce, qualificando o atendimento que vai ser cada vez mais integral às necessidades do usuário, explica.
Sheila Chaves é coordenadora Centro de Atenção Psicossocial (Caps Infantil Aquarela) e fala sobre a importância da educação permanente do trabalhador da saúde. Além de entender qual a contribuição de cada ponto de atenção à saúde do município, o momento possibilita que cada um possa se ver nesta grande rede e compreender as suas verdadeiras funções neste processo.
Durante a capacitação, os participantes foram divididos em grupos. Após foram realizadas uma série de exercícios, que consistia na leitura do material bibliográfico e apontamento de propostas. Na sequencia, cada grupo teve a oportunidade de expor e compartilhar suas conclusões com todos os participantes. A oficina contou também com diversas palestras da secretária da SMS, Sandra Sperotto, que abordaram diferentes temas: A situação da saúde no Estado e no município de Viamão (apresentação de dados como taxa de crescimento populacional, expectativa de vida, indicadores de saúde, principais grupos de causa de morte, etc); Os sistemas de atenção à saúde; Atenção Básica como eixo estruturante de gestão do SUS; Os fundamentos da construção das Redes de Atenção à Saúde; A modelagem das Redes de Atenção à Saúde.
A ação foi planejada por técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e contou com a presença de profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde; no Pronto Atendimento 24 horas; no departamento de Saúde Mental; no Programa Primeira Infância Melhor; no Programa Consultório na Rua; no setor de remoções; no setor administrativo; entre outros. Também estiveram presentes representantes do Hospital de Viamão, e das secretarias municipais de Educação e de Cidadania e Assistência Social. A formação aconteceu durante os dias 20 e 21 de outubro, na Fazenda Quinta da Estância.