Nos dias 16 e 17 de outubro, Viamão sediará a IV Competição Brasileira de Robótica Educacional (Cobre), promovida pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. O evento tem por objetivo incentivar o trabalho em grupo, a inovação, a criatividade e a interação entre os integrantes das equipes adversárias. De acordo com o coordenador geral do Cobre, Roben Lunardi, a competição busca o incentivo à tecnologia e inovação junto aos jovens, além de ser um espaço para troca de experiências e demonstração do trabalho realizado.
Cada equipe deve ser composta por até quatro integrantes, sendo obrigatória a participação de um professor orientador. As equipes podem participar nas modalidades de Sumô de Robôs e Desafio do Minotauro. Ao final do primeiro dia de competição, todas as equipes participam de uma competição de Sumô de Robôs, onde duas equipes duelam em um ringue. No segundo dia, todas as equipes participam de 3 (três) rodadas do Labirinto do Minotauro, onde cada equipe deve passar por diversos desafios (seguir linha durante um percurso, subir rampa, passar por túnel escuro, descer rampa, passar por labirinto sem linhas) e, ao final, derrotar o robô minotauro (programado pela organização), mandando-o para fora do ringue de sumô.
A Secretaria Municipal da Educação é apoiadora do Cobre e inscreveu quatro escolas que já desenvolvem este projeto: EMEF São Jorge, EMEF Zeferino Lopes de Castro; EMEF Jerônimo Porto e EMEF Presidente Getúlio Vargas. Este evento vem ao encontro de nosso projeto político pedagógico, e desenvolve a participação, a criatividade, o espírito de cooperação e o raciocínio lógico do aluno, encerra a secretária de Educação, Márcia Culau.