A Secretaria Municipal da Educação iniciou uma campanha de conscientização com seus funcionários no mês de agosto com o objetivo de racionalizar o uso da energia elétrica, economizar para os cofres públicos e contribuir com o meio ambiente. A ideia partiu dos próprios funcionários, a partir da proposta de uma caixa de sugestões para racionamento de custos, evitando desperdícios. A secretária de Educação, Márcia Culau, destaca que a Caixa de Sugestões ficou exposta por 15 dias para que todos pudessem contribuir.
Uma das sugestões foi a criação de recadinhos a serem espalhados por toda secretaria com lembretes. A partir desta sugestão, o servidor Diego Fagundes, do Setor de Compras, criou as mensagens: Monitor apagado... é servidor consciente; A luz que tu apaga, o povo não paga; Com a sua janela aberta... a ventilação é certa!, Torneira fechada.. é consciência hidratada, Use a frente, use o verso.
O resultado foi espantoso e animador ao mesmo tempo, destaca a secretária de Educação. Pequenas mudanças de atitudes que podemos tomar no dia a dia e incorporar à nossa rotina está comprovado que fazem a diferença. Nossa conta de luz diminuiu em um mês quase mil reais e o consumo que era de 3.203 quilowatts, foi reduzido para 1.815, explica.
Além da economia com a luz, a SME vem tomando outras atitudes em relação ao uso racional do material de expediente, do uso da água, da otimização dos carros administrativos, entre outros. A secretária de Educação agradece a colaboração dos funcionários e informa que a campanha de conscientização continuará e deverá ser levada também às escolas e às outras unidades da Educação, como o almoxarifado, o transporte e o Centro de Formação Walter Graf.