A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) promove nesta sexta-feira, dia 25 de setembro, uma mobilização estadual para defender reforma no Pacto Federativo. O Movimento do Bolo, alusão à pequena fatia dos municípios na divisão do bolo tributário, deverá chamar a atenção da sociedade sobre a grave crise financeira enfrentada pelas prefeituras.
O prefeito Valdir Bonatto decidiu por apoiar a manifestação junto com os secretários municipais. Na manhã desta sexta-feira, antes do horário do expediente, secretários municipais e funcionários promoveram a entrega de material informativo em três pontos da ERS-040, com o objetivo de conscientizar a população sobre a grave crise financeira pela qual passa o Brasil e tem reflexo em Viamão: Os repasses dos recursos estaduais e federais têm diminuído mês a mês, comprometendo nossa capacidade de serviços e até mesmo ameaçando a folha de pagamento.
Saiba mais sobre o Movimento: O movimento da Famurs não é contra os governos federal e estadual, mas em favor dos municípios. A mobilização defende o novo Pacto Federativo, necessário para promover a distribuição justa do bolo tributário. Atualmente, apenas 18% do montante dos recursos arrecadados com impostos retornam aos municípios, local onde moram as pessoas, os problemas aparecem e precisam ser resolvidos. A União fica com a maior fatia, 57%, enquanto os Estados recebem 25% do bolo. Um levantamento preliminar da Famurs verificou que 85% das prefeituras gaúchas já garantiu adesão ao Movimento do Bolo.