Os diretores e os responsáveis pelo controle de frequência escolar e Ficha de Comunicação do Aluno Infrequente (Ficai) das escolas de ensino fundamental da rede municipal receberam orientações para garantia do acesso e permanência do aluno na escola. Profissionais das secretarias municipais de Educação, Saúde e Cidadania e Assistência Social orientaram sobre o funcionamento de cada sistema.
A coordenadora do Departamento de Legislação e Normas da Secretaria Municipal de Educação (SME), Tatiane Cecchin, reforça sobre a importância do preenchimento da Ficai, passando informações e realizando a entrega do manual fornecido pelo Ministério Público Estadual, servindo como apoio para o preenchimento deste formulário e resgate do aluno à escola.
A coordenadora do Cadastro Único, Roselane Fonseca, orientou os diretores para que coloquem em suas fichas de matrículas se a família é beneficiária do Bolsa Família. Se a família for beneficiária, é necessário que haja um controle da vida do aluno, se ele trocar de residência ou de escola, é necessário que a família seja encaminhada para atualização de cadastro, não interrompendo assim o benefício.
Já a nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde ressaltou que a pesagem das crianças com idade entre 0 e 7 anos é fundamental para o seu acompanhamento nutricional junto ao programa Bolsa Família. O controle da saúde também inclui o acompanhamento da carteira de vacinação.
A diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Luciane Fraga, ressalta que o objetivo é garantir o acesso e a permanência do aluno na escola utilizando os programas sociais de benefício (Bolsa Família) e as Ficais (Fichas de Acompanhamentos de Alunos Infrequentes) como um instrumento de combate à evasão Escolar.