A Liga da Defesa Nacional trouxe nesta segunda-feira, dia 24, uma centelha do Fogo Simbólico para Viamão. Escoteiros dos grupos Alencarino Scarpetti, Irmão Marista Dionísio Tonial e Itapuã Cantegril conduziram o Fogo Simbólico da entrada do Valença até a EMEF Farroupilha, pela ERS 040. Neste ano, a Corrida do Fogo Simbólico da Pátria está na sua 78ª edição.
A cerimônia de Acendimento do Fogo Simbólico da Pátria aconteceu na presença de todos os estudantes do turno da manhã da escola, um resgate da origem, quando em 1937 um grupo de alunos patriotas do Colégio Júlio de Castilhos teve a ideia de instituir um símbolo que representasse o ardor cívico do povo gaúcho.
De acordo com o comandante do Eixo do Vale da Centelha da Liga da Defesa Nacional, Paulo Pretto, este ano a Liga completa 100 anos e homenageia Olavo Bilac, o príncipe dos poetas, criador do Hino da Bandeira. A centelha representa a união do povo brasileiro, ressalta.
O vice-prefeito, André Pacheco, destacou que reviver o simbolismo é fazer uma reflexão sobre a importância do país e de ser brasileiro. Hoje estamos trazendo este símbolo para dentro desta escola. Cada um de vocês vai crescer e se desenvolver e é importante que todos saibam a história do Brasil e do Rio Grande do Sul e o significado dos seus simbolismos.
Ao final da cerimônia, o músico Josué Roque dos Santos interpretou ao som de saxofone a música Aquarela do Brasil, de Ary Barroso. O Fogo Simbólico ficará guardado pelos alunos da EMEF Farroupilha até o dia 1º de setembro, quando acontecerá a Abertura da Semana da Pátria, às 9h30, e o Fogo Simbólico será conduzido ao Paço Cívico Oficial, na Praça Júlio de Castilhos.
Também estiveram presentes na cerimônia a secretária de Educação, Márcia Culau, os secretários de Cultura, Joel Cavalheiro, e de Planejamento Urbano e Habitação, Adroaldo Luvizetto, a diretora Pedagógica, Luciane Fraga, o secretário do Conselho Consultivo da Liga da Defesa Nacional, Hygor Lorençato, a representante da 28ª Coordenadoria Regional de Ensino, Neusa Bazilewitz, o diretor-presidente do Grupo de Escoteiros Alencarino Scarpetti, Heraldo Krüger, o diretor-presidente do Grupo de Escoteiros Marista Irmão Dionísio Tonial, Marcos Gonçalves, e a diretora-administrativa do Grupo de Escoteiros Itapuã Cantegril, Katilene Medeiros.