Uma ação entre o Departamento de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e a Casa dos Açores do Rio Grande do Sul (CAERGS) trouxe para o acervo do município 62 livros e a enciclopédia "Dicionário Internacional", que contém 20 volumes e que foi traduzida da coleção original dos Estados Unidos. As publicações abordam os mais diversos temas, tais como, História, Gastronomia, Costumes, Tradições e Música do Arquipélago de Açores, de onde vieram muitos colonizadores do Rio Grande do Sul.
A presidente da CAERGS, Célia Silva Jachemet, oficializou a doação das publicações na tarde do dia 5 de agosto, com a presença dos funcionários do Departamento de Turismo, Anderson Goulart e Alexandra Reis, e da bibliotecária da Secretaria Municipal de Educação (SME), Luciane Tavares. Na ocasião, Célia ressaltou a importância de tornar acessível a História e a Cultura do Arquipélago dos Açores para o povo de Viamão, que também é uma cidade de origem açoriana.
Os livros foram entregues à Biblioteca Érico Veríssimo na tarde do dia 06. Participaram da entrega o secretário de Desenvolvimento Econômico, Comércio, Indústria e Turismo, Túlio Barbosa e a secretária da SME, Márcia Culau. A Biblioteca Érico Veríssimo fica instalada no prédio da SME, no Calçadão Tapir Rocha, 49, Centro de Viamão.
Alguns exemplares também foram destinados ao Departamento de Memória da Secretaria Municipal da Cultura (SMC). A secretária da SMC, Maria Rita Cardozo, manifestou agradecimento à Casa dos Açores e ressaltou a importância de contar com estes exemplares que muito irão contribuir para o enriquecimento cultural. O Departamento de Memória fica no Centro Municipal de Cultura, na Rua Açores, 951, Bairro Tarumã.
Os livros foram entregues à Biblioteca Érico Veríssimo, na tarde do dia 06. Participaram da entrega o secretário de Desenvolvimento Econômico, Comércio, Indústria e Turismo, Túlio Barbosa e a secretária da SME, Márcia Culau, além dos servidores do Departamento de Turismo, Anderson Goulart e Alexandra Reis, e a diretora da SME, Nazaré Carvalho.
Saiba mais sobre a Casa dos Açores
Existem 14 Casas dos Açores no mundo, sendo a CAERGS, a única no nosso Estado. Ela está instalada em um casarão de valor histórico e possui rico acervo que trata das culturas açoriana e gaúcha. Seu endereço é Avenida Adolfo Inácio Barcelos, 938 no Centro de Gravataí. Maiores informações pelo telefone (51) 3490.5868 ou pelo site
www.casadosacores-rs.org.br
Saiba mais sobre a imigração açoriana em nosso município
Cerca de 5.300 imigrantes açorianos foram trazidos para o sul do Brasil entre 1748 e 1753, estabelecidos inicialmente em Nossa Senhora do Desterro (hoje Florianópolis). Pouco tempo depois, um grande número de imigrantes foi levado a Rio Grande e posteriormente ao Porto de Itapuã, onde chegaram sobretudo no ano de 1752 para ocupar as Reduções Jesuíticas. Entretanto a assinatura do Tratado de Madri decretou a decadência destas Reduções, fazendo com que estes imigrantes permanecessem na nossa região, dando origem às povoações de Viamão, Aldeia dos Anjos (Gravataí) e o Porto dos Casais (Porto Alegre). Então, passaram a desbravar novos horizontes a partir do Rio Jacuí, dando origem às cidades de Taquari, Triunfo, General Câmara, Rio Pardo entre muitas outras. Portanto é correto afirmar que o povoamento açoriano na metade norte do Rio Grande do Sul deu-se a partir de Viamão, através do Porto de Itapuã.