No ultimo sábado, 1º de agosto, Itapuã foi palco da 2ª etapa do Circuito Gaúcho de Slackline. O sábado de céu azul e muito sol contribuiu para o sucesso do evento. O campeonato foi organizado pela Federação Gaúcha de Slackline, com o apoio da Prefeitura de Viamão.
O evento, que reuniu 26 atletas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, foi dividido nas categorias Infantil e Elite. Além disso, também ocorreu uma oficina, para as pessoas se aventurarem no esporte. O campeonato também garantiu uma vaga no Qualyfing Tour, etapa mundial que será realizada no mês de outubro, em Foz do Iguaçu.
O presidente da Federação Gaúcha, Cleber Koplin, falou sobre a escolha de Itapuã para sediar o evento. Nós escolhemos Itapuã pelas belezas da orla que tem tudo a ver com a prática do esporte ao ar livre. Foi isso que a gente propôs para a Prefeitura, uma oportunidade de utilizar a orla, que é perfeita para prática de Slackline.
Participação de atletas viamonenses
A competição contou com a participação de atletas viamonenses. A atleta Babi Oliveira mora no bairro Krahe, tem 18 anos e faz Slackline há quase dois anos. Ela achou muito válida a iniciativa de trazer o campeonato para Viamão. É uma oportunidade para que todos possam conhecer esse esporte, que ainda é muito novo. Denis Peres é morador do Beco dos Cunhas e começou a praticar o esporte há um ano e meio. Ele acredita que a competição em Viamão é uma oportunidade para divulgar e popularizar o esporte.
O grande vencedor
O atleta catarinense Diogo Fernando foi o protagonista da disputa, garantindo sua vaga na Etapa Mundial. Diogo é de Blumenau, tem 28 anos e pratica o esporte há quatro anos. Diogo ficou muito satisfeito com a estrutura montada na praia de Itapuã e feliz pelo reconhecimento do esporte.
Copa Mundial de Slackline será disputada em Foz do Iguaçu
A Associação de Desenvolvimento de Esportes Radicais e Ecologia (Ong Adere) está organizando o Campeonato Mundial, chamado de Qualyfing Tour, que será realizado no mês de outubro, em Foz do Iguaçu. É a primeira vez que o campeonato mundial acontece fora do eixo Europa - Estados Unidos. O gestor administrativo da Ong Adere, Raby Khalil, esteve presente em Itapuã. Ele explicou que a etapa de Itapuã é a sétima etapa do Qualitfing Tour - que já passou por Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Raby elogiou a organização e estrutura do evento de Itapuã. Foi a melhor estrutura de todas as etapas do Qualyfing. É muito importante o apoio que a Prefeitura está dando ao esporte, junto à Federação Gaúcha de Slackline. O esporte ainda vai crescer muito e com certeza a cidade só tem a ganhar.