Na manhã desta quinta-feira, dia 9, o secretário de Justiça e dos Direitos Humanos, Cesar Faccioli, reuniu-se com o prefeito, Valdir Bonatto, para tratar da construção de um Centro de Juventude de 3 andares, com mil metros quadrados, na área onde funcionava o Instituto Penal de Viamão, na parada 36. O Centro de Juventude faz parte do Programa de Oportunidades e Direitos, financiado pelo BID, e tem por objetivo reduzir os índices de violência juvenil no Estado.
Nos próximos dias o secretário e o prefeito assinarão o termo de compromisso para construção e instalação do Centro. A área do Instituto Ana Jobim também deverá abrigar outros serviços públicos estaduais e municipais, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que será inaugurada ainda este ano, e o 18º Batalhão da Brigada Militar, responsável pelo policiamento ostensivo em Viamão.
Faccioli agradeceu o interesse do prefeito no programa enfatizando que o Centro, a médio prazo, ajudará na redução dos índices de violência juvenil, por meio de ações educacionais, culturais e de lazer, permitindo a inserção desses jovens no mercado de trabalho. O secretário fez referência, ainda, ao projeto Juventude Viva, que trabalha para reduzir a violência contra jovens negros e pediu ao prefeito o envolvimento da administração municipal na identificação de programas a serem implantados no Centro da Juventude, como a criação de núcleos de cultura com interesse local.
Bonatto elogiou o programa por ajudar a melhorar a qualidade de vida da população e tirar os jovens da violência. Defendeu uma gestão integrada pela funcionalidade e melhor resolutividade dos serviços a serem prestados ao cidadão. O prefeito manifestou interesse na construção de uma unidade de atendimento socioeducativo no município ao receber informações sobre o projeto de criação de três novas casas no Estado.
A construção de seis Centros da Juventude e três unidades da FASE no Estado faz parte do Programa de Oportunidades e Direitos, que está sendo executado pela Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos, com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O Programa prevê, ainda, capacitação profissional, policiamento comunitário e aquisição de equipamentos.
Também participaram da reunião: a Secretária Adjunta, Maria Elizabeth Pereira; a diretora de Justiça da Secretaria, Nádia Gerhard; o diretor do escritório de projetos, Aldo Peres; o representante da PGE na Secretaria, Jorge Terra; o Coordenador da Criança e do Adolescente, Irany Bernardes de Souza; a secretária Municipal de Educação, Márcia Culau; o Comandante do 18º BPM, major Marcelo Giusti; e servidores da FASE e da SJDH responsáveis pelo Programa de Oportunidades e Direitos/BID.