Na manhã do último sábado (dia 4), a Prefeitura entregou à comunidade da Augusta a EMEF Luciana de Abreu remodelada e ampliada, num investimento de mais de R$ 2,5 milhões. A cerimônia lotou as dependências da escola, contando com apresentações dos alunos e da Banda Marcial Luciana de Abreu. Os alunos também puderam participar do projeto Recreando, que leva cama elástica, brinquedos infláveis e outras atrações para as escolas. A Luciana de Abreu atende a aproximadamente 1.100 alunos, do 1º ao 9º ano.
O diretor, Aurélio Ferreira Neto, agradeceu a oportunidade de estar à frente neste momento histórico para a escola. Prefeito e secretária de Educação, obrigado pela confiança. Quero agradecer também aos funcionários e equipe de professores que souberam adaptar os seus trabalhos durante todo tempo em que a escola esteve em obras, superando todos os transtornos que qualquer obra gera. Obrigado também aos alunos e aos pais, a escola é de vocês, destaca Ferreira Neto, emocionado.
A secretária de Educação, Márcia Culau, voltou no tempo e lembrou de uma solicitação que recebeu de um ex-aluno, o Vitor Abreu, quando o encontrou no Congresso de Agroecologia, realizado na ETA, em 2013. Ele solicitou à secretária de Educação, Maria Clarice, na época, que melhorasse as condições físicas e estruturais. Vitor disse que eram mais de mil alunos e que tinham apenas quatro banheiros. A partir daquele apelo, priorizamos a reforma na Luciana de Abreu. É com muita alegria que hoje estamos aqui para entregar uma nova Luciana a esta comunidade, ressalta.
O prefeito, Valdir Bonatto, lembrou das ações que a Prefeitura faz na comunidade desde o início da atual gestão, como a criação do Viver Augusta que vai retirar as pessoas que vivem nas áreas de risco às margens do Arroio Feijó, ou com o desassoreamento do arroio, uma das primeiras obras realizadas, prevenindo o transbordo das águas na época de chuvas. O Viver Augusta, apesar das dificuldades do Governo Federal, está andando com a construção dos prédios, que não só trazem mais qualidade de vida a esta comunidade, como também resgatam a cidadania. Posso falar também do PIM, dos agentes comunitários de saúde, do Mulheres Mil, entre outros projetos e ações que realizamos aqui. Isso é cuidar das pessoas, melhorar a estrutura e oferecer oportunidades, encerra.
Obras:
A EMEF Luciana de Abreu recebeu cercamento com gradil de concreto; construção de passeios (o pátio da escola foi revestido com PAVS); pintura geral no padrão da SME; construção de um prédio para a educação infantil com duas salas e uma brinquedoteca; banheiros novos com acessibilidade; cobertura com estrutura metálica; construção de quatro salas novas no segundo piso; construção de refeitório, cozinha, dispensa e sala de higienização conforme as normas de segurança alimentar da Anvisa; entre outras alterações e adequações nas instalações existentes.
Outras ações na Augusta:
Também no sábado, outras ações do Executivo aconteceram na região das Augustas, como o Prefeitura Perto de Você trabalhando em melhorias de ruas, equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizando o cadastramento do Cartão Viamão Saúde e equipes da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SMCAS) atuando na busca ativa de famílias carentes.
O prefeito e a equipe técnica da SME também vistoriaram o prédio da Creche da Mariquinha, que será recuperado e ampliado com recursos do município para atendimento na área da educação infantil daquela região.