Várias pessoas de diferentes segmentos participaram da discussão final das estratégias do Plano Municipal de Educação, ocorrida na noite de terça-feira, dia 26, no Clube dos Casados. Durante o encontro, foram apresentadas as 20 metas e as estratégias que o município deverá cumprir para alcançá-las. De acordo com o que rege o Plano Nacional de Educação (PNE), os municípios têm até o final do primeiro semestre para elaborar e aprovar seus Planos Municipais sob forma de lei.
O vice-prefeito e secretário de Gestão e Relações Institucionais, André Pacheco, abriu o encontro e disse que esta é mais uma ação para projetar o município para o futuro. Desde que assumimos esta gestão estamos trabalhando para preparar Viamão para o futuro. Construímos planos e atualizamos legislações que estão permitindo projetar o desenvolvimento da cidade, como o Plano Diretor, Plano de Mobilidade Urbana, Códigos de Posturas e de Obras, Lei Municipal de Limpeza Urbana, Política Municipal de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos, Lei das Mineradoras e Licenciamento Ambiental. Ele lembrou também que todas essas legislações foram construídas com a parceria de entidades representativas de Viamão.
A secretária interina de Educação, Márcia Culau, ressalta que a constituição do Plano é um avanço para a educação no município. As estratégias definidas atendem desde a educação infantil até o ensino profissionalizante. "O documento também estabelece que sejam mantidas as salas de recursos para atendimento a alunos especiais e que toda a criança seja alfabetizada do 1º ao 3º ano."
Outra estratégia destacada é o incentivo à qualificação profissional. No final da audiência, Márcia agradeceu a participação de todas as pessoas que participaram da construção do Plano Municipal de Educação (PME) e das audiências e convidou a todos para participarem do próximo passo, onde o PME, sob forma de lei, será encaminhado à Câmara de Vereadores para ir a votação e aprovação. O PME deverá ser sancionado até o dia 24 de junho, conforme legislação federal.