A secretária interina de Educação, Márcia Culau, está em São Paulo nesta terça-feira, dia 19, para participar da oficina A Política e a Inovação da Educação, ministrada pelo Global Education Leaders Program (GELP). Na oportunidade, o consultor do GELP Mundial, David Albury, que esteve visitando Viamão na semana passada, falará sobre o trabalho que está sendo realizado com as secretarias estaduais de Educação de São Paulo e Santa Catarina e as secretarias municipais de Educação de Jacareí, Salvador e Viamão. Também estará em pauta as condições estruturantes para a geração e implementação de políticas, programas e projetos de inovação que sobrevivam a mandatos e conjecturas políticas, trazendo os exemplos de Viamão e Jacareí e expandindo para outras experiências internacionais.
À tarde, a secretária interina de Educação visita o Instituto Natura, que vai inserir a Secretaria Municipal de Educação de Viamão na plataforma Escola Digital. A plataforma é um site de busca que reúne mais de 4.000 ferramentas de ensino, como videoaulas, jogos, animações, infográficos e mapas, entre outros, que facilitam a aprendizagem dentro e fora da sala de aula. É mais um suporte para qualificar o trabalho dos professores em sala de aula, possibilitando o uso de tecnologias inovadoras que enriqueçam o processo de ensino. A plataforma também apoia alunos que querem aprofundar seus estudos e pais preocupados em acompanhar a educação dos filhos. Este projeto será difundido em toda as escolas da rede, destaca Márcia.
Também está sendo disponibilizado para a rede municipal de Viamão, gratuitamente, pelo GELP Brasil, 600 livros impressos do projeto Conecturma. O Conecturma é uma plataforma transmídia de aprendizagem que inclui uma plataforma digital adaptativa e gamificada, uma versão off-line com livros digitais e aplicativos. O Conecturma aposta na aprendizagem a partir de jogos, músicas, desenhos animados e outros objetos educacionais, incluindo aventuras digitais, área multiplayer, criação de avatares, entre outros, para alunos do 1º ao 3º ano.
Saiba mais:
O Escola Digital foi construído em parceria com o Instituto Inspirare e Fundação Telefônica Vivo, com a colaboração do Instituto Educadigital. O mapeamento foi baseado em pesquisa online, entrevistas com educadores, empreendedores, especialistas e usuários, além de chamada pública.
O Conecturma tem por objetivo é criar a melhor e mais completa experiência para alfabetização e letramento matemático inicial, cobrindo o desenvolvimento de todas as competências e habilidades essenciais relacionadas à língua portuguesa e matemática para crianças de 4 a 8 anos e oferecendo o maior impacto na aprendizagem. A plataforma foi criada e desenvolvida pela start-up na área de educação, Aondê Educacional, que significa Corujaem Tupi Guarani.