A partir de 2016, a cidade passa a contar com 15 defensores dos direitos das crianças e dos adolescentes, divididos em três conselhos.
O Conselho Viamonense dos Direitos da Criança e do Adolescente (Covidica) lançou edital para o processo de escolha dos Membros do Conselho Tutelar, para a gestão 2016/2019. O processo eleitoral está sendo promovido pela Prefeitura de Viamão e pelo Covidica. A eleição dos conselheiros ocorrerá no dia 4 de outubro, das 8h às 17h.
Os candidatos a conselheiros tutelares deverão preencher alguns requisitos, tais como, ter idade igual ou superior a 21 anos, ter concluído o ensino fundamental e ter no mínimo dois anos de experiência em atividades que envolvam programas de atendimento à criança e ao adolescente. Leia o edital clicando aqui
Curso preparatório: O edital exige que o candidato participe de um curso preparatório organizado pelo Covidica. As inscrições para este curso deverão ser realizadas na sede da entidade, situada na Avenida Senador Salgado Filho, 9214 Parada 55, Viamão/RS, no dia 20 de maio, das 8 às 12h, ou no dia 21 de maio, das 14 às 17h, apresentando a Carteira de Identidade original. O curso preparatório acontecerá durante os dias 1º, 2, 8 e 9 de junho/2015, das 19 às 22h, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco (Rua Presidente Castelo Branco, nº 151, Centro de Viamão/ RS), com carga horaria de 12 horas.
Prova de Conhecimento: Outra exigência será a prova de conhecimento específico sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). As inscrições dos candidatos que deverão prestar a prova acontecem nos dias 1º de julho, das 8 às 12h, e no dia 02 de julho, das 14h às 17h. O exame ocorrerá no dia 05 de julho, das 8h às 12h, contendo sessenta (60) questões objetivas. O local onde será realizado as provas e a relação dos nomes dos candidatos aptos a prestarem a prova, serão divulgados em locais públicos, tais como, Covidica, Câmara de Vereadores e Secretaria Municipal de Administração. O candidato que atingir no minimo 50% de acerto na prova de conhecimento sobre o ECA deverá oficializar sua candidatura a Membro do Conselho Tutelar.
Viamão ganha mais um Conselho Tutelar
A eleição para os novos membros dos Conselhos Tutelares ocorre em outubro e será um momento de conquista para Viamão. Já que a partir de 2016, a cidade passa a contar com 15 defensores dos direitos das crianças e dos adolescentes, divididos em 03 (três) conselhos houve o aumento de uma unidade na cidade e o número de conselheiros tutelares passa de 10 para 15. Os Conselhos Tutelares em Viamão serão organizados da seguinte maneira:
- 1ª Região (antigo 4º e 8º distritos);
- 2ª Região (antigo distrito Sede/Centro);
- 3ª Região (área rural)
Saiba mais sobre o processo de escolha dos Membros do Conselho Tutelar:
- Atestado de Antecedentes.
- Apresentar Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental (1° grau completo) ou Histórico Escolar.
- Ter reconhecida idoneidade moral.
- Ter idade superior a 21 anos.
- Residir no município no mínimo há 02 (dois) anos e continuar residindo durante o mandato.
- Estar em gozo dos direitos políticos.
- Ter comprovado e reconhecido trabalho com a criança e o adolescente com experiência de no mínimo 02 (dois) anos.
- Ter certificado ou atestado de participação em Cursos, Seminários ou Jornada de Estudos com discussão especificamente na área da Criança e do Adolescente (ECA) com carga horária mínima de 80 horas, ou a discussão de políticas de atendimento à criança e ao adolescente; ou ter exercido a função de conselheiro tutelar.
- Não exercer mandato político e eletivo.
- Apresentar carta de recomendação de uma entidade do Município, devidamente em dia com o cadastro no COVIDICA e inscrita no mesmo, por período mínimo de dois (02) anos, que desenvolva trabalho direto com a criança ou adolescente, limitando-se cada entidade, a indicação de 03 (três) candidatos.
- Prestar Prova de Conhecimento sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
- Exame psicotécnico comprovando que está apto a exercer a função de conselheiro tutelar.
- Comprovante de participação do curso preparatório organizado pelo COVIDICA com no minimo de 75% de participação.
? Documentos necessários a serem apresentados para análise da Comissão Eleitoral no ato da inscrição para prestar a prova de seleção:
- Certidão Negativa de Condenação Criminal, transitada em julgado da Justiça Estadual;
- Alvará de Folha Corrida, com o mesmo teor, fornecida pelo Fórum da Comarca de Viamão/RS;
- Atestado de Antecedentes; Declaração de que não exerce mandato político e eletivo;
- Carta de Recomendação de uma entidade do Município, devidamente em dia com o cadastro no Covidica e inscrita no mesmo, por período mínimo de dois (02) anos, que desenvolva trabalho direto com a criança ou adolescente, limitando-se cada entidade, a indicação de três (03) candidatos;
- Cópias autenticadas da seguinte documentação: Carteira de Identidade, Certificado de Reservista, C.P.F, Carteira Profissional e/ou declaração por parte da entidade que o candidato prestou serviços comunitários num período mínimo de dois (02) anos, comprovante de residência (conta de luz, água ou telefone) e/ou declaração de residência registrada em cartório, quando os encargos não forem de obrigação do candidato, declaração de que reside no município e que continuará residindo durante o mandato, exame psicotécnico comprovando que está apto a exercer a função de conselheiro tutelar.
20 e 21 de maio - Os pré-candidatos aos Conselhos Tutelares deverão participar de um curso preparatório, organizado pelo COVIDICA. As inscrições para este curso deverão ser realizada na sede do COVIDICA, situada na Avenida Senador Salgado Filho, 9214 Parada 55, Viamão/RS, no dia 20 de maio, das 8 às 12h, e no dia 21 de maio, das 14 às 17h, apresentando a Carteira de Identidade original.
27 de maio a 11 de junho - Os pré-candidatos aos Conselhos Tutelares deverão participar de um curso preparatório, organizado pelo Covidica, durante os dias 27 de maio a 11 de junho, das 19 às 22h, com carga horaria de 12 horas.
1º e 02 de julho As inscrições dos candidatos que deverão prestar prova de conhecimento sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) acontecem nos dias 1º de julho, das 8 às 12h, e no dia 02 de julho, das 14h às 17h.
5 de julho - A prova de conhecimento sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) ocorrerá no dia 05 de julho, das 8h às 12h, contendo sessenta (60) questões objetivas. O local onde será realizado as provas e a relação dos nomes dos candidatos aptos a prestarem a prova, serão divulgados em locais públicos, tais como, Covidica, Câmara de Vereadores e Secretaria Municipal de Administração.
13 de julho - A divulgação do resultado das provas será no dia 13 de julho.
29 e 30 de julho - O candidato que atingiu no minimo 50% de acerto na prova de conhecimento sobre o ECA deverá dirigir-se ao Covidica, nos dias 29 e 30 de julho, das 8 às 12h ou das 14 às 16h, para receber seu comprovante de aprovação. Após, deverá se dirigir ao Protocolo da Secretaria Municipal de Administração para oficializar sua candidatura a Membro do Conselho Tutelar, nos dias acima citados, no horário compreendido entre 8h30min e 12horas e ou das 13h30min até às 17horas.
6 de agosto Homologação das candidaturas.
26 de agosto A previsão de gastos para a campanha eleitoral deverá ser entregue no Covidica até o dia 26 de agosto, das 8 às 12h.
27 de agosto a 3 de outubro Período de Campanha Eleitoral.
04 de outubro No dia 4 de outubro, entre 8 e 17h, ocorre a eleição para os Conselhos Tutelares - gestão 2016/2019.
14 de outubro A entrega da prestação de contas dos gastos da campanha deverá ser entregue no Covidica, até o dia 14 de outubro, das 8h às 12h.