De acordo com o que rege o Plano Nacional de Educação (PNE), os municípios têm até o final do primeiro semestre para elaborar e aprovar seus Planos Municipais de Educação (PME) sob forma de lei. O trabalho foi iniciado em 2013, quando foi constituído o Fórum Permanente de Educação para a realização da Conferência Municipal de Educação, que levou prerrogativas para a conferência estadual e Nacional, gerando propostas para a implementação do Plano Nacional de Educação (PNE).
O Plano Municipal de Educação deve ser entregue à Câmara de Vereadores até o dia 28 de maio, para votação e aprovação. O diagnóstico e o documento base já foram concluídos e estão sendo ajustados para apresentação em audiências públicas, que serão realizadas no dia 23 de maio, sábado, em quatro macrorregiões, explica a diretora-geral de Educação, Márcia Culau. Para a montagem do Plano Municipal, os integrantes do Fórum representantes do Executivo, Legislativo, Conselho Municipal de Educação, Conselho Municipal do Fundeb, Conselho Municipal de Alimentação Escolar , que incluem representações de todos os segmentos da educação pública e privada, receberam capacitação específica das Delegações de Prefeituras Municipais.
É a primeira vez que Viamão constituirá o Plano Municipal de Educação, que regerá desde a educação infantil até o ensino superior. Em 2014, Viamão constituiu o Sistema Municipal de Ensino, que rege toda a educação infantil do município e o ensino fundamental municipal. Essas etapas foram preparatórias para a confecção do Plano Municipal de Educação. Neste primeiro plano estaremos planejando a educação para os próximos 10 anos, com metas e estratégias a cumprir. Isso gera muito trabalho e muito comprometimento de todos. A formatação deste documento consistirá na formalização de toda nossa política educacional e teremos bem traçadas metas e estratégias para cumprirmos os objetivos que propusermos. A tarefa não é fácil, mas vamos conseguir, encerra Márcia.
Saiba mais:
Dia 23 de maio, sábado, às 9 horas, serão realizadas quatro audiências públicas para apresentação da proposta final do Plano Municipal de Educação, em quatro macrorregiões:
Centro Auditório da Secretaria Municipal de Educação (Calçadão Tapir Rocha, 49, Centro);
Águas Claras EMEF Apolinário Alves dos Santos (ERS 040, parada 85, Km 26);
Itapuã EE Genésio Pires (Rua Júlio de Castilhos, 123, Vila Itapuã);
4º e 8º Distritos EMEF Alberto Pasqualini (Rua Casemiro de Abreu, 385, Santa Isabel).
Dia 26 de maio, terça-feira, às 18 horas, audiência final do Plano Municipal de Educação, no Clube dos Casados (Rua Mário Antunes da Veiga, 280, Centro).
Dia 28 de maio, quinta-feira, entrega do Projeto de Lei e Plano Municipal de Educação à Câmara de vereadores para votação e aprovação.
A Lei que regula o Plano Municipal de Educação deve ser aprovada e sancionada até o dia 24 de junho, quando deverá entrar em vigor.