13ª Feira das Flores vendeu só no primeiro dia o equivalente aos três dias de evento do ano anterior.
O cheirinho de alegria da 13ª Feira das Flores invadiu a Praça Cônego Bernardo Machado, no Centro, e contagiou os viamonenses. Durante os três dias de evento, milhares de pessoas prestigiaram a Feira. A proprietária da floricultura Planta Fértil, Marilene Guterres, disse que esta edição superou todas as suas expectativas. Foi a melhor de todas, bem organizada e uma variedade de atrações e shows que levaram o público para prestigiar o evento, ressalta. A produtora de plantas ornamentais, Mriam Yokimura, da Ayumi, também destacou o sucesso de vendas. Nossas vendas foram melhores que as outras edições. No sábado, tivemos que repor as plantas, pois na sexta-feira encerramos o dia vendendo tudo, destaca.
Nesta edição, a Feira das Flores, foi realizada pela Prefeitura de Viamão, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Turismo, com apoio do Governo do Estado e Banrisul, e com a participação do Sesc, da Quinta da Estância Grande e da Brigada Militar. A Feira reuniu opções de presentes para o Dia das Mães, com apresentações de danças e bandas musicais. Na sexta e no sábado, diversos ritmos levaram o público para a praça. À noite, até mesmo um concurso de dança de fandango agitou a programação e lotou a praça.
Água quente e erva-mate não faltaram para aquecer o coração e a alma. A Secretaria Municipal da Saúde montou um estande em meio à praça e aplicou a vacina contra a gripe no Dia D de Imunização, somente para as pessoas do grupo prioritário idosos com 60 anos ou mais; profissionais de saúde; povos indígenas; crianças com até 4 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes; puérperas (mães em até 45 dias após o parto); portadores de doenças crônicas (mediante a apresentação de prescrição médica); população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. A Secretaria Municipal de Cultura montou o Museu Açoriano e distribuiu pipoca para a criançada. E a Secretaria Municipal de Meio Ambiente distribuiu mudas nativas e silvestres do Horto Municipal.
Abertura
A cerimônia de abertura contou com a participação de entidades representativas OAB, Acivi, CDL e Sindilojas, além da Câmara de Vereadores, Brigada Militar, Banrisul e secretariado municipal. Canhões de luz iluminaram a Igreja Matriz nas cores rosa, verde e azul. Palavras em homenagem às mães eram escritas no céu com canhões de laser. A comissão organizadora da Feira prestou uma homenagem a uma mãe em especial, funcionária da prefeitura, que além de criar os seus filhos, também criou os seus netos. Além disso, a Onira é uma mãezona para todas as funcionárias da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Turismo, acrescenta a fiscal Márcia Mello, integrante da comissão organizadora.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria Comércio e Turismo, Túlio Souza, destaca que o objetivo da Feira é reunir em um só lugar diversas opções de presentes, entre flores, plantas e artesanato, para os filhos homenagearem as suas mães. O prefeito, Valdir Bonatto, destaca a qualificação que a feira vem recebendo ao longo dos anos e em especial esta edição, que teve a participação do Banrisul. A Feira das Flores cresce e se qualifica a cada ano com a participação de empresários e instituições. Toda mãe é uma flor e merece ser homenageada com flores no seu dia, acrescenta. O padre Rogério Flores fez uma oração e abençoou a Feira. Ao final da cerimônia, flocos de neve caíram das torres da Igreja Matriz, encobrindo as pessoas e os carros que por ali circulavam. Pela primeira vez, nevou na Feira das Flores.