Na sexta-feira, 8 de maio, Viamão recebe o Cinesolar, primeiro cinema itinerante sustentável do Brasil. Neste dia,moradores da região das Águas Claras poderão assistir uma sessão de cinema gratuita e ao ar livre. A atividade, que acontece em frente à Escola Municipal Apolinário Alves dos Santos, terá início às 18h30, quando o público confere sessões de curtas-metragens para crianças e, às 20h, inicia a exibição do longa-metragem 'O Menino no Espelho'. Caso chova, a sessão acontecerá dentro da escola.
A iniciativa é desenvolvida pela Brazucah Produções em parceria com a Associação Cultural Simbora e Semearte Productil. Em Viamão, o projeto tem o apoio da Prefeitura de Viamão.
Filme
O projeto traz o filme 'O Menino no Espelho', que foi dirigido por Guilherme Fiúza Zenha e, conta a história de Fernando, um garoto de 10 anos que está cansado de fazer as coisas chatas da vida e seu sonho era criar um sósia, que ficasse com estas tarefas enquanto ele poderia se divertir à vontade. Até que, um dia, é exatamente isto que acontece, quando o reflexo de Fernando deixa o espelho e ganha vida.
Projeto Cinesolar
O Cinesolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil que utiliza energia limpa e renovável a solar para funcionar. O Cinesolar consiste em um furgão equipado com um sistema de captação de energia solar capaz de gerar a própria energia para alimentar toda sua estrutura de exibição.
O veículo possui todos os equipamentos necessários para a realização de sessões de cinema e apresentações artísticas: 150 assentos para o público, telão, sistema de projeção e som, além de uma cabine de DJ para acompanhar as atividades.
O projeto surgiu em 2013 e recebeu o apoio, em sua concepção, da Fundação Holandesa Doen, promotora de sustentabilidade, cultura e inovação social em vários países.
Serviço
Atração: Sessão de Cinema - curtas-metragens para crianças e o longa-metragem O Menino no Espelho
Data: 8 de maio
Hora: A partir das 18h30
Local: Em frente à Escola Municipal Apolinário Alves dos Santos (ERS 040, parada 85, Km 26 Águas Claras)
Entrada: gratuita