A Prefeitura de Viamão, através das secretarias de Cultura e de Cidadania e Assistência Social (departamento de Direitos Humanos), realizou, na segunda-feira, dia 20, uma mostra em homenagem à cultura indígena e à cultura guarani-missioneira. Participaram do evento o vice-prefeito, André Pacheco; a secretária de Cidadania e Assistência Social, Belamar Pinheiro; e a diretora-geral da secretaria de Cultura, Maria Rita Cardozo.
A secretária Belamar ressaltou que Viamão tem presença marcante da população indígena e a divulgação da cultura desses povos é fundamental. Já o vice-prefeito, André, ressaltou a importância histórica do povo indígena na construção da nossa cidade e do nosso país. "Essa mostra é uma oportunidade de conhecer o povo indígena e dar visibilidade para a nossa sociedade. As nossas tradições devem ser conhecidas e preservadas". André destacou também que o Governo Municipal está promovendo uma série de ações para garantir os direitos sociais dos indígenas. Viamão possui três reservas indígenas: de Itapuã, do Canta Galo e da Estiva.
Mostra cultura indígena
A atividade, que ocorreu no Calçadão Tapir Rocha, no Centro, teve na programação exposição de objetos e utensílios da cultura indígena; palestras educativas; e a presença da Reserva Indígena de Itapuã - que esteve no evento através de exposição de artesanatos, apresentações de canto e de dança com crianças da aldeia e conversas com o cacique Vherá Poty.
5ª Semana Missioneira passou por Viamão
Neste ano, Viamão foi incluída no calendário da 5ª Semana Missioneira e a cidade recebeu a atividade no dia 20. A proposta das Comemorações Missioneiras nasceu por sugestão da Equipe de Resgate da Cultura Guarani do Núcleo CNBB, em 2009. A semana é promovida pelo Instituto Pró Memória Missioneira e Instituto Pró Memória Sepé Tiaraju, com o apoio da Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (FIGTF).
Dentro da programação do evento, o historiador, Emiliano Limberger, esteve no município e destacou a importância histórica da cultura missioneira para o processo de formação do Rio Grande do Sul. O historiador trouxe em sua palestra, curiosidades e fatos relevantes durante o longo período em que as reduções Jesuíticas marcaram presença em nosso Estado. Em Viamão, a atividade contou também com o plantio de um pé de Erva Mate, na Praça Júlio de Castilhos, no Centro.