Em fevereiro, a Secretária Municipal da Saúde (SMS), Sandra Sperotto, apresentou o trabalho viamonense de Desinstitucionalização, em reunião com o grupo de Rede de Atenção Psicossocial do Rio Grande do Sul (RAPS), na Secretaria Estadual de Saúde. O trabalho de Desinstitucionalização é pioneiro no Estado e consiste na retirada de pessoas em sofrimento psíquico, ou em situação de vulnerabilidade, de clínicas clandestinas no município de Viamão.
A maioria dessas clínicas não atende a legislação em relação a adequação de espaços físicos. Alguns pacientes estavam em estado de desnutrição e não conseguiam sequer andar quando foram resgatados.
A primeira intervenção ocorreu em 2013 e desde então 15 Serviços de Residência Terapêuticas já foram interditados e 396 pacientes transferidos para os Centros de Atenção Psicosocial ou residenciais. A Secretária da Saúde, Sandra Sperotto, ressaltou que o trabalho de desinstitucionalização enfrenta diversas dificuldades: As casas que conseguimos fechar abrem em lugares diferentes, às vezes até na mesma rua.
Também estavam presentes na reunião o Coordenador de Saúde Mental do Estado, Luiz Carlos Coronel, a diretora-geral da SMS, Lisiane Wasem, e os profissionais que compõem a equipe de desinstitucionalização.
Grupo da RAPS
O grupo da Rede de Atenção Psicosocial, RAPS, tem como objetivo acompanhar o trabalho dos municípios e sua principal tarefa é condensar estas informações. Além disso, organiza a Rede de Saúde Mental em nível regional e estadual, acompanhando seu fluxo e organização.
Saúde mental em Viamão
É importante lembrar que emergências psiquiátricas devem ser atendidas no Hospital de Viamão e podem ser tão graves quanto emergências físicas. O SAMU Viamão é preparado para atender esse tipo de emergência e se preciso conta com o apoio da Brigada Militar para casos de maior complexidade.
Relação dos CAPS em Viamão
CAPS II Renascer Rua Dois de Novembro, 167, Centro Telefone: 3492-8913, Horário 08h às 17h de segunda-feira a sexta-feira.
CAPS II AD Nova Vida Rua Leopoldo Miguel, 55, Bairro São Lucas Telefone: 3485-8762, Horário 08h às 21h de segunda-feira a sábado.
CAPS II Casa Azul Rua Nossa Senhora de Fátima, 663, Bairro Viamópolis Telefone 3492- 3089, Horário 08h às 17h de segunda-feira a sexta-feira.
CAPS Infantil Aquarela Avenida Bento Gonçalves, 443, Centro Telefone 3446-6328, Horário 08h às 17h de segunda-feira a sexta-feira (exceto quinta-feira, que o expediente é até às 12h).