A Secretaria Municipal de Educação (SME) promoveu nesta quarta-feira, dia 25 de março, no auditório da SME, uma formação com carga horária de 8 horas, ministrada pela Delegação de Prefeituras Municipais (DPM), aos integrantes do Conselho Municipal de Educação. Sob o tema Plano Municipal de Educação: orientações para elaboração, a consultora e advogada, Patrícia Bento Feijó, disse que a construção do plano é a reflexão sobre a realidade educacional que temos para transformá-la e promover a educação cidadã que sonhamos.
De acordo com o que rege o Plano Nacional de Educação (PNE), os municípios têm até o final do primeiro semestre para elaborar e aprovar seus Planos Municipais de Educação (PME) sob forma de lei. O PME é o processo de busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos, visando ao melhor funcionamento de um determinado ato, na prática, explica Patrícia.
A secretária de Educação, Maria Clarice de Oliveira, ressalta o trabalho será intenso e deverá ter apoio de outras secretarias no que tange ao levantamento de dados concretos. Precisamos fazer um diagnóstico local bem completo e verificar as possibilidades de recursos que o município tem para podermos elaborarmos um plano baseado na nossa realidade. A formatação deste documento consistirá na formalização de toda nossa política educacional e teremos bem traçadas metas e estratégias para cumprirmos os objetivos que propusermos. A tarefa não é fácil, mas vamos conseguir. E, a secretária de Educação finaliza com um pensamento de Paulo Freire: Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.