20 MAR 2015
Capacitação para profissionais que atuam em Emergência

A Prefeitura de Viamão, através da Secretaria Municipal da Saúde, promoveu um curso de capacitação para profissionais que prestam atendimento em situações de urgência e emergência. Participaram da qualificação enfermeiros, técnicos/auxiliares de enfermagem, condutores e socorristas, que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU Viamão), SOS Trauma, SAMU Pedágio/Viamão, SAMU Capivari, LIFE Alvorada, rede de atenção básica à Saúde do município e no Pronto Atendimento 24 horas.

A capacitação ocorreu no dia 14 de março, contando com cerca de 70 profissionais que participaram de aulas teóricas e práticas. Os temas abordados foram: suporte ventilatório com uso de máscara supraglótica por enfermeiros; suporte básico de vida (adultos, crianças e neonatal); métodos de imobilização em atendimento ao trauma; atendimento inicial aos acidentados de trânsito; legislação de trânsito para os veículos de emergência; e atendimentos aos tipos de choques por enfermeiros.

O enfermeiro da SAMU de Viamão, Gilmar Monteiro, diz que a capacitação foi muito proveitosa. “Além de qualificar o atendimento de emergência em Viamão, o objetivo do curso foi promover a troca de experiências e integração entre os profissionais que trabalham diretamente com o SAMU, como também profissionais que atuam nas diversas áreas da saúde do município”. Ele explica que atualmente o SAMU e as ambulâncias do município de Viamão realizam cerca de 800 atendimentos/mês e a frota atual conta com cinco ambulâncias.

Os assuntos foram ministrados pelos seguintes palestrantes: enfermeiros da SAMU Rodovias, Celso Azambuja e Sabrina Merkel; socorrista e técnico de Enfermagem, Cláudio Mendes; fisioterapeuta, Tatiana Cavalline; condutor socorrista, Oneide Garcia; e enfermeiro da Central de Regulamentação da SAMU Estadual, Leandro Cunha. A ação foi realizada sob a coordenação técnica do enfermeiro da SAMU de Viamão, Gilmar Monteiro, e coordenação pedagógica da diretora da Vigilância Sanitária, Carmem Conceição. A atividade contou também com uma equipe de apoio formada pelos profissionais do SAMU Viamão e Remoções: Claudete Viana, Oneide Garcia, Mauro Cuty, Ernestina Espíndola, Ana Mara Machado, Eliseu Machado, Joel Simas, Marisa Aires, Helen Monteiro e Júlio Cunha.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024