05 DEZ 2014
Escola Municipal Zeferino premiada com o troféu Líderes e Vencedores

Reconhecendo quem faz o Rio Grande melhor. Esta foi a temática da 20º edição do Prêmio Líderes e Vencedores que foi entregue na noite desta quinta-feira, 05, no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa do RS. E a Escola Municipal de Ensino Fundamental Zeferino Lopes de Castro foi premiada, na categoria Referência Educacional, com o projeto Escolas Rurais Conectadas, parceria da Prefeitura Municipal de Viamão, por meio da Secretaria de Educação e a Fundação Telefônica. Presentes no evento o prefeito Valdir Bonatto, a primeira dama Sabrina Figueiredo, a diretora da escola Rosa Stalivieri, a assessora da zona rural Cleonice Sorgen e a ex- diretora da escola Silvana Gatino.

Conheça o projeto:

A escola Zeferino é o primeiro laboratório do programa escolas rurais conectadas. Implantado pela fundação telefônica em 2013, o laboratório, que tem o apoio da prefeitura de Viamão e da secretaria de educação de Viamão, conta com a doação de dispositivos moveis para professores e alunos com a instalação de conexão à internet via fibra óptica e com a assessoria técnica e pedagógica para as transformações em andamento. A experiência de utilização intensa das tecnologias digitais e da conectividade na escola é uma inicitiava pioneira no contexto da educação do campo no país e busca criar modelos para  jovens de ares rurais. Com o projeto, 121 alunos da escola têm acesso à tecnologia. Assim, cada aluno do 1º, 2º e 3 º anos ganhou um tablet. Os demais estudantes do 4º ao 9 º anos e os 14 professores foram beneficiados com um netbook cada.

Troféu
Os agraciados receberam a estatueta Magis, criada pela artista plástica Angela Pettini. A escultura tem o nome originado no latim, com o significado de "mais". Trata-se do terceiro modelo de troféu usado na premiação em substituição à estátua Dafne, criação do uruguaio Gustavo Nakle que, por sua vez, sucedeu às cabeças de Bez Batti.

Mais Viamão premiado

Além da Escola Zeferino, a Associação Comunitária Beneficente Tia Lolô também foi reconhecida, na categoria Destaque Comunitário. Comandada por Losângela Ferreira, a associação oferece reforço escola para meninos e meninas da Vila Orieta, há duas décadas.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024