Chegou a vez da comunidade participar do processo de licitação do transporte coletivo municipal. A Escola Municipal Santa Maria recebeu, na manhã de sábado, dia 8, a primeira de um total de dez audiências públicas que, até 15 de dezembro, estarão apresentando a proposta da nova rede de transportes, oportunizando a todas as regiões da cidade sugerir e opinar em todo o processo.
Na abertura do encontro, o prefeito Valdir Bonatto enfatizou a importância histórica deste momento: Este é mais um compromisso de mudança que estamos cumprindo. De forma organizada, apresentamos agora os resultados dos estudos e a nova modelagem do sistema, para que os usuários, que são os principais interessados, possam conhecer e fazer suas manifestações.
Fernando Lindner, diretor da consultoria contratada para os estudos, fez a apresentação dos dados, iniciando pela divisão das regiões em Zonas de Tráfego:
ZT 100 - 7 Linhas - 24 Sublinhas 11.822 passageiros/dia útil 4.672,45 Km rodados/dia útil (Santa Isabel, Cecília, Antônio Batista, Esmeralda, Gaúcha, Mendanha, Pró-Morar, Vila Elza, Estância Grande, entre outras).
ZT 200 - 6 linhas - 25 sublinhas 9.539 passageiros/dia útil 3.781,52 Km rodados/dia útil (São Tomé, Florescente, Carlota, Beco dos Cunhas, Jaguaribe, Santa Maria, Jardim Maratá, Residencial Figueira, Morrinhos entre outras).
ZT 300 - 3 linhas - 10 sublinhas 1.351 passageiros/dia útil 1.510,15 Km rodados/dia útil (Espigão, Itapuã, Pimenta, entre outras)
ZT 400 - 2 linhas - 15 sublinhas 5.944 passageiros/dia útil 3.531,00 Km rodados/dia útil (Boa Vista, Capão da Porteira, entre outras).
Deste total de passageiros, a pesquisa feita apontou que 17% possuem algum tipo de isenção de tarifa.
Também apresentou o resultado de uma pesquisa feita, em maio de 2014, com os usuários do sistema, que apontou frequência, preço da tarifa e pontos de parada, como os pontos mais críticos. Por outro lado, o comportamento de motoristas e cobradores teve boa avaliação. Na média dos sete quesitos avaliados, a nota do passageiro viamonense para o transporte coletivo municipal foi de 5,4.
Dentre os itens apontados no diagnóstico da atual situação do transporte municipal destacam-se: sobreposição das linhas municipais e intermunicipais, pouca frequência de horários; longo deslocamento dentro dos bairros; grande quantidade de desdobramentos de uma mesma linha; excessiva quilometragem em estrada não pavimentada; falta de condições nos pontos de paradas; deficiência na oferta de lugares na hora pico; número excessivo de gratuidades e isenções municipais (17%); bilhetagem eletrônica implantada em todo sistema de transporte Urbano e Metropolitano.
Na região específica do Beco dos Cunhas a pesquisa levantou o número de passageiros e seus destinos:
Pela manhã embarcam 1.379 passageiros e desembarcam 586.
Do total de embarques, 628 (45,39%) vem para o centro de Viamão; 365 (26,47%), desembarcam no eixo da RS 040; 357 (25,89%) desembarcam dentro do próprio bairro ; e 31 passageiros tem outros destinos.
Na nova modelagem o sistema se divide em três troncais, sendo que a região do Beco dos Cunhas está inserida no Troncal 02, que terá início na parada 21 da Lomba do Pinheiro, via José Bérico Bernardes, Parada 42, Salgado Filho até o centro de Viamão. Este troncal terá 13,2 km de extensão, com intervalos de 12 minutos entre viagens no horário de pico e de 18 minutos no entre pico.
Dentro da região, as linhas interbairros terão 12km de extensão, com 35 minutos de tempo de intervalo no horário de pico e 55 minutos no entre pico.
Com estas características, o sistema nesta região apresentar as seguintes melhorias:
As linhas interbairros na ZT 200, que atendem os bairros geograficamente, abaixo da RS 040, com intervalos médios de 35 minutos. Possibilitando a todos uma ligação até o centro sem integração;
Aumento de 12 horários para a região Carlota , Beco dos Cunhas, Jaguaribe, Santa Maria, Jardim Maratá e Residencial Figueira
Ligação rápida ao Eixo da RS 040 e ao centro de Viamão, possibilitando uma integração ao Sistema Intermunicipal e Urbano.
Após a apresentação, a participação dos presentes foi coordenada pelo vice-prefeito André Pacheco e pelo secretário Municipal de Transportes e Trânsito, Marcos Azevedo. Líderes comunitários e usuários do transporte, bem como lideranças políticas fizeram suas manifestações que foram todas registradas em áudio e vídeo. O cronograma das demais audiências será divulgado nos próximos dias.
Saiba como participar Além das audiências públicas, as demandas dos usuários podem ser enviadas por diversos outros meios: - Através do site da Prefeitura de Viamão (http://www.viamao.rs.gov.br/). Na na página inicial você verá um banner Licitação Transporte Coletivo Municipal. Basta clicar nele que um formulário abre automaticamente. - Pela página do Fala Cidadão Viamão no Facebook; - Para o e-mail falacidadao156@gmail.com; - Pelo telefone 156, desde que a ligação seja feita de Viamão. - Pessoalmente no Prédio da Prefeitura (praça Júlio de Castilhos, s/nº), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e 13h30 às 17h. |