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02
02 SET 2014
Cenpec utilizará a experiência da gestão de Viamão
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O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), com sede em São Paulo, está desenvolvendo um vídeo sobre gestão escolar, que será disponibilizado no Portal Escola à Distância do Ministério da Educação (MEC). Nos dias 27 e 28, estiveram no município a psicopedagoga Silvana Augusto e o produtor de vídeo Paulo Barouck para registrar as experiências de gestões de duas escolas municipais, sendo que uma está localizada na zona rural.

O objetivo do projeto é disponibilizar aos diretores e vice-diretores inscritos no curso de Especialização em Gestão Escolar, o projeto político-pedagógico e as boas práticas de gestão escolar em escolas públicas de educação básica. Os modelos da educação de Viamão foram indicados pelo Ministério da Educação. De acordo com Silvana, “Os vídeos irão proporcionar um suporte às ações de formação dos gestores. É importante que o público que assistir aos vídeos se identifique e possam sanar dúvidas a partir dos depoimentos.”

Para ilustrar esse vídeo, o Cenpec está viajando por todo o Brasil buscando exemplos de boas práticas de gestão na educação. Duas escolas municipais de Viamão foram selecionadas para compartilhar seus modelos: Araçá e Felisberto da Costa Nunes. O Cenpec é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em 1987. As ações do Cenpec têm como foco a escola pública, os espaços educativos de caráter público e as políticas e iniciativas destinadas ao enfrentamento das desigualdades.

 

Escola Araçá

A diretora da escola Araçá, Tula Poloni, destacou como característica da sua administração: a gestão compartilhada. Ela explicou que divide a responsabilidade de gerir a escola com Alice Nogueira, que é coordenadora pedagógica da Educação Infantil. “Fizemos reuniões periódicas e tomamos as decisões em conjunto. A parceria deu muito certo. Temos a mesma forma de pensar”, destaca Tula.

Já a coordenadora Alice, explicou que tem autonomia para desenvolver seus projetos na Educação Infantil. Ela destacou também uma característica que considera importante do seu trabalho: a sua interação com os alunos no espaço escolar. “O convívio diário com os estudantes acrescenta muito no meu trabalho de coordenadora”, destacou Alice.

Tula citou a administração dos ambientes da escola como um desafio de sua gestão. “A escola possui cerca de 700 alunos - da Educação Infantil ao 9º ano - que estão divididos em dois turnos. Por ter um número elevado de alunos, a escola precisa ser muito regrada, temos horário para quase tudo. Isso é necessário para que todos os alunos possam aproveitar os espaços da escola na sua totalidade”, explica. Porém, ela ressaltou que a escola consegue organizar momentos de encontro entre os alunos dos diversos níveis de ensino. “Ocorrem muitos momentos de encontro. A escola acaba se misturando o tempo todo. E para que isso ocorra de maneira tranquila é preciso cultivar o respeito no ambiente escolar desde muito cedo”.

Em relação aos projetos desenvolvidos na escola, a diretora citou dois exemplos que são compartilhados por alunos de todos os níveis de ensino: Minha Escola Lê! e Araçá na Medida Certa. O projeto Minha Escola Lê! tem o objetivo de despertar o gosto e o hábito da leitura. O projeto consiste na distribuição de sacolas de leitura, com livros de diversos gêneros literários, para toda a família. Após a leitura, os alunos registram suas avaliações em um caderno que também está na sacolinha. As avaliações são feitas de acordo com a escolaridade de cada aluno - pode ser um desenho, respostas a partir de um questionário ou elaboração de um texto. O outro projeto desenvolvido pela escola é o Araçá na Medida Certa, que consiste em transmitir conhecimento a respeito da importância de hábitos alimentares saudáveis. Algumas ações do projeto: medição e pesagem de todos os alunos, estimulação da atividade física, adoção de práticas alimentares saudáveis – não permitindo o consumo de doces, bolacha recheada, salgadinhos e refrigerante no ambiente escolar.

 

Escola Felisberto da Costa Nunes - Itapuã

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Felisberto da Costa Nunes, é multisseriada e possui dois turnos escolar. De acordo com o diretor Mauro Abreu, que também é professor de ciências e matemática, hoje a escola conta com 28 alunos e três professores, “mas quando tinha a Avipal, tínhamos 50 alunos”, acrescenta Abreu. O diferencial que a destaca das demais escolas rurais é a sua proposta pedagógica, onde a cada ano é trabalhado um tema existente na natureza da região.

“Já trabalhamos o arroz, o leite, a erva-mate, a lã e agora a cana-de-açúcar. No início do ano entregamos um projeto na Secretaria da Educação, com calendário de atividades e saídas previstas. No início do ano letivo fazemos uma visita a uma propriedade onde podemos verificar o plantio, a poda, o manejo e os subprodutos extraídos nas área de artesanato, alimentação e saúde”, explica o diretor. Cada aluno trabalha o assunto sob forma de redação, relatório, desenhos e técnicas observadas nas visitas. A Escola reúne todo o material, com registro fotográfico de cada etapa do trabalho, num grande livro, que é levado como exposição a diversas feiras, inclusive no Desfile Cívico.

Sobre a gestão, Abreu fala que a faz compartilhada com os pais, professores e alunos. As combinações sobre o ano letivo são feitas no início do ano. As saídas de campo também têm a participação dos pais. A verba semestral enviada para Escola (R$ 750,00) é decida conjuntamente no que será investida pelo Conselho Escolar. Quando aluno não vai às aulas, o diretor vai até a casa dele para saber o que aconteceu.

Outro destaque é que a escola é inclusiva e atende atualmente a duas crianças com necessidades especiais. A sala de recursos também propicia um melhor atendimento ao aluno que tem dificuldade de aprendizagem. “No turno inverso ao escolar, uma vez na semana, o aluno com dificuldade recebe uma atenção especial com a ajuda do professor e de um computador interativo”, encerra Abreu. O diretor destaca que estão por vir duas mudanças importantes: o acesso à internet e a ampliação da escola, com mais cinco salas de aula, para unificar os alunos de outra escola.

 

 

 

 

 

 

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